Visita a Aldeia São Pedro – Tembés do Guamá

Neste feriado, de 21 de abril, visitei a Aldeia São Pedro dos Tembés do Alto Guamá. Na comitiva os dirigentes do PV e o cantor Diogo.Travessia

Travessia 2 Para chegar até a Aldeia fui primeiro a Capitão Poço, de lá pegamos uma estrada de terra por quinze quilômetros até as margens do Rio Guamá. As meninas índias vieram numa canoa, segurando em uma corda (neste trecho a correnteza do Guamá é muito forte) nos buscar.

Chegada

Depois da travessia pelas águas límpidas do Rio Guamá (nem parece o Rio poluído aqui de Belém) chega-se a Aldeia subindo uma longa escada, construída para vista de Almir Gabriel.

Zé, Diogo e Sebastião

A nossa recepção ficou por conta do seu Sebastião Tembé, pai do cacique Cokay Tembé, um papo agradável. Os caciques das diversas aldeias Tembés estavam reunidos para discutir problemas de funcionários e o restante da tribo estava ocupada nos preparativos da festa da Semana do Índio.

Reunião com tembés

Nossa reunião foi apenas com os lideres Tembés da Aldeia São Pedro. Fiz um convite ao cacique para ajudar a organizar o I Encontro dos Índios filiados ao Partido Verde, com objetivo de discutir a proposta de política indígena do PV do Pará. O Cacique Cokay gostou e marcamos uma reunião com representantes de todas as lideranças para o mês de maio, onde voltarei a Aldeia São Pedro.

Com os Tembés

Nossa equipe com os líderes Tembés. Sebastião Oliveira, Diogo, Cacique Cokray, Bil, Antônio Ramos, Manuel Nemésio, todos clicados por Cleiton Palmeira, fotografo oficial da delegação.

Cokay, Diogo e Zé

Eu, Diogo, o Cacique Cokray e o presidente da Associação dos Índios, filho do cacique anterior.

A visita, as conversa e a troca de experiência no dia 21 de abril, uma data simbólica, foi uma experiência que não esquecerei.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB