Um lei federal alterou os nomes dos dois aeroportos de Belém. O Júlio Cezar passou a ser Protásio Lopes de Oliveira e o Val-de-cans ganhou um acréscimo no nome, daqui para frente passa a ser Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro.
Quem pensou nesta lei fez um grande desmerecimento ao ilustre Júlio Cezar, pois antes tinha um aeroporto inteirinho só dele agora dividi o nome. No caso do comandante Protásio fui uma justa homenagem, pois o Brigadeiro era um amazonida preocupado com a devastação da floresta a ponto de rotineiramente soltar de avião sementes de espécimes da flora local. Leia a lei publicada em 14 de abril no Diário Oficial da União.
LEI Nº 12.228, DE 13 DE ABRIL DE 2010.
Denomina Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro o aeroporto internacional de Belém (Val-de-Cans), no Estado do Pará, e dá outras providências.
O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É denominado Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro o aeroporto internacional da cidade de Belém (Val-de-Cans), no Estado do Pará.
Art. 2o O aeroporto atualmente denominado Júlio Cezar, igualmente situado na cidade de Belém, passa a denominar-se Aeroporto de Belém/Brigadeiro Protásio de Oliveira.
Art. 3o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 13 de abril de 2010; 189o da Independência e 122o da República.
JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
Enzo Martins Peri
Este texto não substitui o publicado no DOU de 14.4.2010