Enchentes em Marabá

A Administração do Município de Marabá o povo que mora nas áreas sujeitas aos constantes alagamentos, não podem se dizer surpreendidas com a enchente do Rio Tocantins. As fotos do ano passado são iguais a deste ano e, se nada for feito, serão iguais as de 2011.

Quando o primeiro núcleo agrícola se instalou em as margens esquerda do Tocantins, em 1865, já existiam as cheias e os alagamentos. O Governo chegou a mudar a sede do município por esta causa: “O Decreto nº 287 de 13 de abril de 1931, muda para Lago Vermelho a sede do município de Marabá, pela impossibilidade da permanência da sede da Prefeitura, no lugar onde se encontrava, sujeita a periódicas enchentes do rio Tocantins.”

Visita a Marabá (23)

A foto acima é de 2006 quando estive lá, como Chefe da Casa Civil, acompanhando a comitiva do Governador Simão Jatene.

A Prefeitura Municipal de Marabá não tem mais justificativa e nem pode alegar calamidade ou eventualidade para dispensar licitação. A única saída é desapropriar e remanejar as pessoas para outro local e ali onde enche construir um equipamentos públicos que possam conviver com a sazonalidade. É simples assim mesmo. Os que querem complicar tem outros objetivos.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB