Sanitário Ecológico Seco na Ilha Jutuba

DSC00499Passei o dia inteiro sem blogar, é que fui acompanhar Dom Alberto Taveira e o Dr. Celso Botelho da Semma e IDHI na entrega dos sanitários ecológicos secos na Ilha Jutuba, Belém.

Este é um projeto da Caritas apoiado pelo Governo do Estado, Basa, Ibama e teve por objetivo instalar sanitários ecológicos nas casas dos moradores da Ilha, colaborando com a qualidade ambiental e de saúde das pessoas.

DSC00480

O projeto teve ainda uma etapa anterior em que foi instalado um sistema de coleta de água da chuva, purificação dessa água para permitir o consumo.

DSC00505A iniciativa resolveu um problema a histórico enfrentado por  moradores das ilhas de Belém, pois para o seu consumo diário precisavam vir buscar água no continente, muitas vezes pagando um valor pesado pelo frete ou consumir a água do rio totalmente poluída. Os habitantes das ilhas moram tão perto de Belém e ficam distantes dos serviços públicos.

A ação da caritas começou a partir de uma provocação do Padre Jonas, pároco das Ilhas, a Dom Orani João Tempesta e foi entregue pelo novo Arcebispo de Belém. Todas as fotos desta nota foram feitas pela máquina Sony, com bateria ecológica, do Dr. Celso Botelho.

Na comitiva estiveram presente o Padre Jonas, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição das Ilhas; Monsenhor Possidônio, pároco da Paroquia São João Batista de Icoaraci e o diácono Bosco, coordenador da Caritas Belém com toda sua equipe de voluntários. Representando a Governado, a ex-secretária de Desenvolvimento Urbano Suely, coordenadora do programa Água Para Todos 

DSC00466

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB