Esta semana entramos no clima das eleições de 2010. Esta será uma eleição onde os quatro postulantes ao comando do Poder Executivo têm excelentes currículos. Marina Silva é uma guerreira amazônica, símbolo da luta dos povos da floresta, que cresceu e entendeu o país. Marina ainda tem o carimbo de uma pessoa que passou na política, de deputada a senadora, sem uma mácula ética.
Dilma Roussef combatente das lutas contra a ditadura militar foi presa, torturada e resistiu. Como mulher é uma vencedora, como profissional muito respeitada. No Governo mostrou sua energia para resolver problemas.
Ciro Gomes é um símbolo do novo político nordestino responsáveis pela superação do velho coronelismo. Seu partido teve a honra de abrigar uma lenda da resistência do povo do sertão brasileira Miguel Arraes.
José Serra lutador desde o movimento estudantil foi exilado, se especializou em políticas públicas, voltou ao país para integrar o grupo de reconstrutores da democracia brasileira. Ministro da Saúde, José Serra deu um novo sentido a saúde pública. Governou a maior cidade brasileira, São Paulo com bastante competência.
Nós os eleitores devemos nos sentir honrados em participar deste momento político brasileiro. Qualquer opção é uma boa opção quanto à ética, a decência e a competência. Finalmente as opções para o Poder Executivo nos permitem debater programas.
O mesmo, infelizmente ainda não pode ser dito das opções que se apresentam para o Poder Legislativo. Uma quantidade enorme de políticos que concorreram aos cargos de deputados e senadores responde a processos por improbidade e corrupção, são os chamados fichas sujas. Neste caso resta ao povo fazer a limpeza ética. Se isso acontecer, estaremos virando definitivamente a página triste da história do Brasil.