Vamos limpar a política

PSB reúne para avaliar candidatura de Ciro Gomes na terça-feira. Tudo indica que o Deputado retire-se da disputa presidencial restando apenas três candidatos. Serra, Dilma e Marina Silva.

Insisto que os três candidatos têm excelentes currículos o que permitirá ao povo escolher projeto de governo. As três candidaturas, é bom que se diga, representam anos de lutas pela redemocratizando do Brasil. Foi necessário vencer caciques, quebrar a espinha dorsal da direita, abafar o avanço do conservadorismo, derrotar preconceitos, para chegar até aqui.

Se tudo isso é verdadeiro no que tange o Executivo, não podemos dizer a mesma coisa no tocante ao Poder Legislativo.

Muitos caciques da velha política do “toma lá da ca” se homiziaram dentro do Congresso Nacional e foram responsáveis por todos os escândalos desta conjuntura.

Passagens áreas, mensalão, demsalão, escândalo do painel, Renan Calheiros, José Sarney, Antonio Carlos Magalhães e outro que não posso dizer o nome se não ele me bate no seu pasquim. Essas práticas são adotadas nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras Municipais.

Como alterar esse quadro e derrotar os canalhas? Parece ser fácil mais não é. Algum partido vão brecar a candidatura dos corruptos, mas será ainda pequena a iniciativa. Muitos deles sobreviverão este ataque.

Resta, pois, um forte movimento da sociedade. Jornalistas podem se unir nas redações e produzir informações sobre as raposas. Entidades da sociedade civil podem criar uma onda de moralidade. Jovens twiteiros podem descobrir as fichas sujas e divulgar nas redes sociais. O certo é que o povo, se alertado, fará a diferença no voto. Eu acredito nisso.

Se renovarmos 2/3 das Casas Legislativas com políticos fichas limpas e de bom currículo, poderemos propor a Reforma Política para criar regras democráticas e impedir permanentemente a volta dos gatunos. O que acham disso?

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB