Plataforma apenas para pegar peixe

Pesca em plataforma A candidata Dilma brigou e briga para construir Hidrelétricas na Amazônia. Belo Monte está ai. O leilão deve ser realizado ainda este mês, diante das ações do Ministério Público e da desistência de duas grandes empresas, o presidente Lula foi para briga e já avisou que a Hidrelétrica será construída a qualquer preço.

Na semana passada, durante a cerimônia de anuncio das obras do PAC2, Dilma informou que mais sete plataformas para geração de energia serão construídas na bacia do rio Tapajós. São as usinas de São Luiz, Jatobá, Chocorão, Caí, Jamanxin, Dos Patos e Jardim do Ouro.

Neste caso a briga vai ser feia. Nove caciques da etnia Munduruku enviaram uma carta ao Presidente Lula e ameaçam: “Nós, etnia Munduruku queremos mostrar agora como acontecia com os nossos antepassados e os brancos (pariwat) quando em guerra, cortando a cabeça”

Os pescadores do rio Tapajós conhecem bem a expressão plataforma, pois é em cima de uma (veja a foto de Celso Botelho) que esperam os peixes para capturá-los. Com a ameaça para o pescado, em razão das plataformas de energias que a Dilma quer construir, prometem usar a paciência e a estratégia para lutar por direitos dos povos do Tapajós.

*Pesca em Plataforma é uma modalidade de pesca utilizada por pescadores do Rio Tapajós e consiste em ficar em cima de uns jiraus, construídos dentro do rio na direção da correnteza. Com a tarrafa pronta, esperam o cardume que desce o rio. Quando o cardume se aproxima eles lança a rede em cima e ocorre a captura.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB