Viciados em ser governo

O Liberal PV 1-vert
O liberal publicou, neste domingo, na coluna TuttiQui (muito lida), a nota ao lado dizendo que dois partidos, PP e PV, estão de castigo, colocadas nesta condição pelo governador Simão Jatene.
Quem lê a nota pode ser levado a deduzir que o PV está correndo atrás de cargos ou da participação no Governo atual a qualquer custo, isto não é verdade. O PV está interessado na construção da sua própria história e em assumir o seu papel no contexto político paraense.
Sou porta-voz do Partido Verde e os seus dirigentes decidiram por se manter fora de governos para ter a possibilidade de analisar livremente as medidas que estes governos adotam em favor dos paraenses. Aquilo que considerarmos correto, apoiaremos. O que, na nossa visão, for contrário aos interesses da população, criticaremos.
A nossa atitude causa estranheza, sabemos disso. No Pará, a maioria dos partidos políticos tem dono e vivem de barganhar cargos. Muitos dos partidos que fazem parte do atual governo, estavam na base do governo anterior. Alguns deles até são responsáveis pelo que foi feito de errado no governo passado.
Um deputado, certa feita, contou-me que aqui no Pará tinha um político que se notabilizou por ser governo e não importava quem ganhasse, ele estava lá, participando. Os governos mudavam, mas ele não. Era considerado um “político de posições retilíneas e verticais”, dizia que “jamais abandonaria um amigo, no poder”. Esta atitude que era exceção, acabou virando regra.
O Partido Verde paraense já foi um partido sub-legenda, auxiliar de outros partidos e governista, mas agora queremos mudar e estamos nos esforçando para isto.
O PV tem um grande programa e uma enorme missão a cumprir. Obtivemos vinte milhões de votos, rebaixar o PV, trocar a sua missão por cargos públicos é um erro que cometemos no passado, mas queremos corrigir daqui para frente. Nas eleições de 2012 estaremos disputando muitas prefeituras com candidaturas e programa próprios, assumindo nosso papel de terceira via em favor de uma sociedade ambientalmente equilibrada e socialmente justa.
Por último, todos devemos lutar para mudar a cultura dos governantes daqui que sempre buscam cooptar os partidos em troca de cargos. O que deve ir para mesa de qualquer negociação política não são vantagens materias, mas sim propostas para solucionar os problemas da população paraense. Simão Jatene não precisa oferecer cargos ou vantagens ao PV, basta governar para a população que terá nosso apoio. Simples assim.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB