Sindicato denuncia perseguição no Banpará e AFBEPA ataca ... o Sindicato

Não é de hoje. Já há algum tempo que a direção da Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA) vem se comportando de forma bem estranha. De vez em quando pede uma reunião com a direção do Sindicato propondo unidade para lutar pelos interesses da categoria. No dia seguinte à reunião, desfere ataques ao Sindicato com quem, no dia anterior, propôs a unidade.

O funcionalismo do Banpará, assim como toda a categoria bancária, já entendeu qual é o jogo da direção da AFBEPA. Contrariados, porque não conquistaram os votos dos bancários na última eleição, os/as diretores/as da AFBEPA buscam enfraquecer o Sindicato, visando a eleição que ocorrerá somente em 2013. Esquecem que os bancários são inteligentes e não se deixam levar por interesses mesquinhos como esses, nem pretendem ver suas entidades enfraquecidas por brigas sem sentido.

No entanto, na última semana a direção da AFBEPA se superou e extrapolou todos os limites do bom senso e do bom juízo. Após o Sindicato ter denunciado a mais abjeta perseguição política no Banpará, onde funcionários daquele Banco cedidos ao governo da bancária Ana Júlia Carepa foram destituídos da função e transferidos para agências distantes desuas residências. A direção da AFBEPA, ao invés de prontamente sair em defesa dos funcionários, simplesmente se danou a atacar a direção do Sindicato.

A direção da Associação optou por atacar o Sindicato ao invés de defender os bancários e se colocar contra a direção tucana do BANPARÁ. Resultado: fortaleceu a direção da empresa, que viu na divisão das entidades um campo fértil para todo tipo de arbitrariedade. Esqueceu-se a AFBEPA dos ensinamentos do poeta alemão Bertold Brecht, em seu poema “A Indiferença”, que publicamos abaixo:

Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.
Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.
Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.
Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.
Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.
(Bertolt Brecht)

Portanto, se a direção da AFBEPA pensa que lucra alguma coisa atacando o Sindicato e pajeando a diretoria do BANPARÁ, é bom se precaver para, no futuro, não ser a vítima do próprio e amargo veneno.

Sindicato dos Bancários do Pará

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB