O Beato João Paulo II pisou o solo de Belém em 1980

Neste domingo Roma beatificará João Paulo II. Será uma grande cerimônia e terá muito significado, em especial para Belém. João Paulo esteve aqui em 1980. Ao tentar lembrar o episódio e reconstituir a visita, lembrei-me das pessoas, da cidade e dos pequenos fatos. Lembro especialmente de um fato muito curioso.

Na sala da minha casa tenho uma coleção de caixa de fósforos. São muitas e de diversos momentos da minha vida. Algumas, eu consegui. Outras, ganhei de amigos. Quem mais colaborou com minha coleção de caixa de fósforo foi o dr. Zeno Veloso, cada país ou Estado visitado por ele, me rendia uma caixinha. Ganhei fósforos da cidade onde Karl Max foi sepultado. Do bar onde Lênin tramou a revolução Russa. De Havana. De Miami.

A coleção tem muitas, mas muitas caixinhas de fósforos, como aquelas que são vendidas no souvenir do musical da Broadway e da West End: “The Phantom Of The Opera”.

Esta coleção começou por um acaso. Era 1980, e o Papa estava chegando em Belém. A Cidade toda estava em festa. Antes de ir assistir a passagem de João Paulo II, entrei num Supermercado. Comprei e quando fui pagar, ganhei um brinde. Uma bela caixa de fósforo com o rosto do Papa estampado. De lá para cá, voltei a rezar, ir a Missa, ter fé e colecionar as belas caixinhas e depois deste Domingo, quando Roma beatificar João Paulo II, contarei com mais um Santo para interceder por mim e por Belém.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB