PV elege direção em Breves

PV de Breves II

Paulo Sandro Joubert é o novo presidente do Partido Verde em Breves. O encontro aconteceu ontem, dia 17.04, e contou com a presença de filiados, a maioria professores da rede pública e trabalhadores rurais. No encontro foi debatido a condição de completa independência do Partido e a possibilidade de lançamento de candidatura própria. Esteviram presentes como convidados o sociólgo Riam e o candidato, segundo colocado nas últimas eleições municipais, com 15.482, Vilson Fernandes Mainardi.

Os filiados elegeram o novo conselho municipal e a nova executiva que conduzirá o PV nas próximas eleições municipais. (a foto mostra apenas os conselheiros e os dois convidados)

Os participantes lamentaram que Breves, sendo o município mais importante do Marajó, ainda se ressinta de problemas sociais graves. A maioria dos habitantes de Breves, ocupante das Ilhas, sofrem com problemas de transporte, incluíndo o transporte escolar; o péssimo atendimento de saúde; e a ausência de abastecimento de água potável. As pessoas consomem água diretamente do rio, sem qualquer tratamente, uma vez que os poços perfurados contém água com alto teor de ferro, imprópria pára o consumo humano. A solução existe, é simples e barata, mas o poder público local não se preocupa em encontrar soluções, enquanto isso não aconte a população sofre com doenças decorrentes da falta de qualidade da água.

A capital do Marajó ainda se envorganha com é o nível de pobreza da população, sem emprego, com pouca assistência, famílias inteiras se prostituem em busca de alimentos. A prostituição infantil é uma ferida aberta naquela região. Em poucas horas de permanência na Cidade ouvi muitos relatos sobre casos de crianças que são levadas aos barcos, que fazem linhas e param em Breves, para se prostituirem. Dizem que pais incentivam as filhas a trocarem sexo por óleo diesel. Depois de tantos relatos, dá para entender a angustia do bispo D. José Luís Ascona.

Nos choca também o nível de contradições. Se de um lado temos cenas e relatos dantesco da miséria instalada no Marajó. Do outro, as pessoas contam e provam histórias de gente ricas, muito ricas, inacreditávelmente ricas e que enriqueceram extraíndo suas posses de Breves, do povo de Breves. Políticos, que detém um inacreditável e monstruoso patrimônimo, dizem defender está população miserável.

PV de Breves IV

Na hora do embarque (fui e voltei de rede, no barco da linha) flagrei a cena da foto. A mãe, a filha e um filho, todos menores, em um casco a remo. Eles, como muitos, ficam parados próximo aos barcos de passageiros esperando que joguem resto de alimentos ou dinheiro. A cena é humilhante e se repete em todos os dias de embarque. O rosto daquela senhora e o olhar das crianças é de chocar qualquer pessoa com o mínimo de sensibilidade. O Partido Verde assumiu compromissos em combater estes e outros dramas do povo do Marajó, confio nos novos dirigentes eleitos neste domingo, afinal de contas o PV é instrumento de combate a estas mazelas da sociedade humana.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB