Reforma política terá audiência pública em Belém

A comissão da Reforma Política da Câmara dos Deputados acaba de divulgar o seu calendário de audiênicas públicas por todo o Brasil. A do Pará será no dia 09 de maio, segunda-feira, sem local e horário ainda definido.

O tema é palpitante de real interesse para democracia brasileira. Todos, mas todos mesmos, devem participar e apresentar propostas para aprimorar nossas instituições, dando-lhes legitimidade necessária para produzir leis e políticas públicas do interesse geral. 

O ex-presidente Lula, por exemplo, já foi escalado pelo PT para percorrer o país defendendo as propostas políticas do seu partido. Marina Silva pode desempenhar um bom papel, mesmo com propostas polêmicas como candidatura avulso, uma propostas individual e não do Partido Verde.

O PV defende propostas avançadas, como o reforço ao sufrágio universal, pluripartidarismo, o fim do voto obrigatório,  completa separação dos poderes, reforço aos princípios norteadores do federalismo, e uma nova consulta a população sobre a adoção do parlamentarismo. a candidatura avulsa, porém, pode ser um risco imenso, pois possibilita a eleição de governantes fragilizados que ficarão refém do poder legislativo, provocando instabilidade democrática perigosa ou subordinação a chantagens políticas, prefiro trabalhar para transformar os partidos em instituições democráticas, como estamos fazendo no próprio PV.

Vamos nos preparar e participar do evento publico promovido pela Câmara Federal e apresentar nossas propostas.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB