Padre Nelson Magalhães transferido para Irituia

Padre Nelson Magalhães
Será que foi punição. Perseguição política dos adversários. Ou uma imposição da sua missão como evangelizador?
O Padre Nelson Magalhães dedica a sua vida religiosa aos pobres bragantinos. Trabalha com as pastorais. Pastoral Carcerária, Pastoral dos Pescadores, com os catadores de lixo, com os oleiros, com os pequenos agricultores. O Padre trabalha e trabalha duro para mudar a miserável realidade do povo de Bragança.
Além disso, o Padre Nelson é devoto de São Benedito e coordenador das festas do Santo Preto. Preside todos celebrações em homenagem ao Santo. Na parte profana, Padre Nelson não perde a dança no salão das marujas.
Todas estas atividades renderam ao Padre muita popularidade, principalmente porque sua personalidade popular contrasta com a austeridade e conservadorismo que sempre foi a característica da Diocese de Bragança. 
A pressão das pessoas, cansadas com a pouca vergonha da classe política bragantina, acostumada a servir-se do povo e não servir ao povo, para que o Padre ingressasse na política não demorou muito. João Nelson acabou se filiando no PV, onde militou por algum tempo. Com a filiação partidária, a pressão sobre Nelson aumentou muito, até que o Padre resolveu se filiar, mas seu descanso demorou pouco e logo foi convidado a outra experiência partidária, desta vez no Partido dos Trabalhadores.
Nas eleições de 2008, João Nelson viveu um drama pra lá de difícil. Os eleitores de Bragança e a direção do PT pressionavam para que ele aceitasse uma candidatura a prefeito, do outro lado os colegas de ministério o desaconselhavam a seguir carreira política, dada a sua importância para os trabalhos pastorais da Diocese. Nelson cedeu as pressões e assumiu na última hora, a bem dizer no dia da convenção, a candidatura de prefeito. Para surpresa geral, sem dinheiro e sem estrutura, o Padre obteve 15.713 votos, ficando em segundo lugar no pleito de 2008.
Terminada as eleições, Nelson Magalhães voltou as suas atividades pastorais e a comandar o seu programa na rádio educadora. Porém nada mais em sua vida foi normal. Perseguições políticas, pressões sobre o clero, história inventadas para difamá-lo e até ameaça de tirá-lo da Rádio Educadora. Nelson aceitava os ataques humildemente e seguia trabalhando. Nas pesquisas informais ele sempre aparece como o preferido.
Agora a Cidade recebe a noticia da transferência do Padre João Nelson Magalhães para Irituia. As pessoas atribuem esta transferência as pressões de políticos e por mais que o Padre Nelson garanta que sua ida para outro município da Diocese seja uma rotina na Igreja e que ele deve cumprir sua missão, os eleitores bragantinos, conhecendo as maldades dos políticos locais, não acreditam e seguem protestando.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB