Corrupção na Assembléia Legislativa é a ponta do enorme iceberg

Os promotores que comandam as investigações e o juíz que decretou a busca e apreensão nos documentos da Assembléia Legislativa estão de parabéns. Sei que eles estão cumprindo suas obrigações funcionais, mas não custa elogiar as atitudes corretas, uma vez que uma boa maioria daqueles que deviam proteger os interesses da sociedade acabam quedando aos encantos do dinheiro fácil.

Agora quero alertar os investigadores para que foquem suas lanternas nos contratos e nos convênios. Sei que o trabalho será grande, pois a fraude é muito maior e envolve diretamente deputados. Nos contratos teremos licitações manobradas, serviços contratados em duplicidade e superfaturamento.  Nos convênios teremos desvios de finalidade, não cumprimento de objetivos e entidades fantasmas conveniando com a Assembléia, apenas para passar o dinheiro a parlamentares ou pagar despesas de campanha.

O meus amigos Manoel Pioneiro e Cipriano Sabino, dois políticos com quem tive a honra de dividir horas de parlamento, precisam se unir e juntos fazer uma limpeza ética na nossa Casa de Leis, restaurando a ética e decência que experimentamos na Cãmara Municipal, em 1989, com Nelson Chaves e na Assembléia Legislativa, em 1991, sob a presidência de Ronaldo Passarinho, homem de direita, da Arena, mas um político honrado.

Cipriano tem uma história de seriedade na vida pública e Pioneiro também. Os dois construíram seus patrimônios com seriedade e por esta razão tem moral para conduzir as investigações. Espero muito uma união dos dois em favor deste nosso estado do Pará.

Tenho saudades do tempo em que fui parlamentar. Entrei na Câmara em 1989, junto com Cipriano Sabino. A Câmara vivia momentos drâmaticos após os escândalos do “Aquilon”. Fomos eleitos para fazer a limpeza. Nossa legislatura, presidida por Nelson Chaves nunca decepcionou. Cortamos na carne. Deixamos a Câmara enxuta e apenas debatendo os interesses da população. Fizemos ainda a mais avançada das leis orgânicas do país, sendo uma das poucas Câmaras a não copiar modelos prontos.

Quando cheguei na Assembléia Legislativa, a limpeza já tinha sido executada por deputados como Edmilson Rodrigues, Ronaldo Passarinho, Paulo Fonteles, João Batista. Vim para Assembléia acompanhado pelos vereadores de Belém, dentre eles o próprio Cipriano Sabino, e lá encontrei outros guerreiros da moralidade.

Para se ter uma idéia como era e como é hoje. Na éopoca, os deputados não tinham carro a disposição, trabalhavam com apenas quatro assessores cada, tinham uma cota de telefone e xerox que quando ultrapassavam, recebiam descontos nos contra-cheques.

Hoje os números são absurdos. Cada deputado dispõe de um carro com motorista e combustível a vontade. Verba indeniziatória. Até 40 assessores. Vale-refeição. Viagens. Convênios. Emendas parlamentares. Salário gordo. Nomeações em cargos do executivo. Ufa!!!

O que é pior. A produção legislativa caiu e tem-se notícia de acordos imundos para votar proposições de interesses de setor econômicos em troca de apoio financeiro em campanhas eleitorais.

Confio no Pioneiro e no Cipriano, convivi com os dois.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB