Viva o Círio e os salamaleques

O Círio é positivo por todos os aspectos que se possa avaliar. Mas tem um que acho particularmente interessante, são as autoridades querendo aparecer a custa da Santinha. Esta postura contamina de cima a baixo a Administração Pública.

Os delegados, os fiscais, o Procon, o Imetro, o Juíza da Infância, a Ctbel, o Detran, a fiscalização da Marinha, os Polícias, a Adepará, o plantador de grama, o pintador de rua e meio fio, a Secretaria de Pesca, todos, mas todos mesmo, inventam uma atividade para ir às ruas aparecer.

Blitz e fiscalização tem às pencas. Eu, se fosse vendedor de produtos piratas, não me arriscaria nesta época. Produtos vencidos, carro com documento atrasado, motoqueiro sem capacete, é melhor não tentar, principalmente aqui pelo centro, onde estão as televisões. No Bengui, no Tenoné, no Distrito Industrial, na Terra Firme, pode continuar levando a vida normal que nada acontecerá. Essa muvuca é só aqui no circuito e arredores por onde passa a procissão e os jornalistas. Até porque eles não tem gente suficiente para tudo.

Os Tribunais, todos; o MP, todos; os Legislativos, todos; como não tem muito o que fazer nesta época do ano, resolvem instituir gordas gratificações aos seus membros, quando falo gordas, são gordas mesmo, e isto é sagrado. As gratificações nestes poderes só não sai se o presidente for evangélico, você sabe, eles não tem devoção pela Santa, ai eles se vingam e não tem gratificação.

O Prefeito, mesmo se dizendo evangélico, fez um calendário de inaugurações. Obras que se arrastaram por muitos carnavais devem estar prontas para serem entregues a população. O Mercado Municipal do tempo da borracha foi entregue, mas só vai funcionar depois do Círio. Estava pronto, mas ainda tinha uns detalhes pequenos, não importa,

O Governador mandou sua brasa. Inaugurou um pequeno hospital que já estava pronto, foi adquirido de um particular e repaginado para fazer parte do calendário de inaugurações cirianas. Também fez uma bondade a dois clubes de futebol, deu cincoenta mil para um e cento e vinte para o outro. Do seu bolso? Não, claro que não, do nosso bolso, afinal de contas é Círio e estamos generosos. Ah, mais foi baseado em lei? Claro, deve ter uma lei, não sei qual, mas deve ter lei que permite esse tipo de doação, sei lá se tem, mas isso é problema para os deputados desvendarem, o importante é que os cartolas garantiram o pato do Círio.

No Dia do Círio teremos os vários palanques de autoridades. O Estado concentra as autoridades e o pessoal da BLT na Estação das Docas e no antigo IDESP, lota o local onde estiver o Governador é claro. O Governo Federal se distribui na CDP, Banco do Brasil, BASA e Correios, o cofre é maior. A Prefeitura é mais humilde, mantem um grupo na Secretaria de Administração e o restante na CODEM. Quem não pode freqüentar um desses palanques vai para o Largo do Redondo. Tem garçons, salgadinhos, sucos, água e os leques para espantar o calor. Bebida alcoólica só de leve e discretamente.

Deus os proteja e Viva o Círio 2011!

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB