Será que Lira Maia pensa que o povo é bobo?

O deputado Lira Maia, defensor do esquartejamento do Estado do Pará, em entrevista ao Jornal Liberal, primeira edição, tratou o povo do Pará como um bando de bobo ou infatilizados, possivéis de serem enganados por suas estórias de pouca inventividade.

O deputado Lira Maia, para dar ideia de que estamos todos ganhando com de criação de feudos políticos particulares, chama o que sobraria da sua tentativa de retaliação de “Novo Pará”. Deputado, nos respeite, somos um Estado de 400 anos de história de resistência e não vamos cair neste slogan criado pelo Duda Mendonça para enganar otários. Sua intenção é tirar 73% do nosso território, das nossas riquezas, da nossa gente, da nossa cultura, para criar mais cargos políticos, produzir desigualdades e gerar mais pobreza. O Senhor mesmo sabe que a solução para os problemas que todos enfrentamos não está nesta solução divisionista.

Lira Maia tentou dizer que todos ganham e deu como exemplo uma família, que junta vive com um mil reais e depois de dividir-se em três pedaços ficará com três mil reais, sendo um para cada pedaço, como se isso fosse possível.

O Deputado justifica sua tese falando que o ICMS vai aumentar para todos na mesma proporção. O ICMS é um imposto estadual e o seu incremento depende da economia, de empresas crescendo, de mais circulação de mercadorias e simplesmente não aumenta só porque um Estado se divide em três partes. Se a mágica fosse simples assim, por que não dividir em pelo menos mais dez pedaços? por que só três? Pare com isso, Deputado? De onde o Senhor tirou essa estória?

O Deputado falou que o Pará recebe o mesmo que o Amapá, sendo muito maior. Se o Deputado estava falando de FPE, isto não é verdade e nem poderia ser. O índice do Amapá é a metade do índice do Pará, Deputado, de onde o Senhor tirou estes números? Consulte pelo menos o site da Secretaria do Tesouro Nacional e veja os valores antes de ir à televisão falar o que o Senhor falou.

Em setembro de 2011 o Pará recebeu R$ 249.935.874,39 referente a todos os fundos, enquanto que o Amapá recebeu no mesmo mês apenas R$ 128.801.356,38. Agora dizer que com a divisão o município de Afuá receberá um milhão a mais por ano e Belém mais de cem milhões, que dará para construir um novo Pronto Socorro todo ano, foi de pura maldade.

Eu gostei mesmo foi quando o Senhor tentou enganar os seus parceiros da região do Tapajós ao dizer que Altamira, Itaituba, Santarém ou qualquer outro município da região pode ser a Capital, quando todos sabem que se o Pará for divido a capital do Tapajós está certa que será Santarém e é por isso que muita gente da própria região não concorda.

A região do Xingu nunca foi ouvida e nem cheirada sobre este Mapa do Tapajós, que vocês fizeram sem consultar um técnico. Diga, Lira Maia, quem decidiu que o Tapajós deveria ter esse mapa e esse tamanho que vocês apresentam?

Deputado Lira Maia, o melhor é o Senhor confessar que não se preparou direito para entrevista, peça para voltar ao Jornal Liberal e apresente outros argumentos mais respeitosos, se é que o Senhor os tem.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB