O espaço é público?

Banheiro público 2

Fotografei este banheiro construído em plena Avenida Assis de Vasconcelos, para ser ofertado como um serviço privado durante o Círio, cujo “dono” cobrava um real pelo uso, apenas para afirmar que precisamos fazer esforço para que as pessoas entendam o conceito de público e privado.

O privado é aquilo que é seu, de sua propriedade, conquistado com o próprio esforço. Se o bem é privado, você pode usufruir dele, você pode ter a posse e a propriedade e ainda a disposição do bem. Mas o bem público é aquele que pertence ao coletivo e deve servir a todas as pessoas, independente de cor, raça ou posição social. Tem gente que pensa que o bem público é aquele que não pertence a ninguém e pode ser usado pelo primeiro que chegar. Não, não é assim não.

O espaço público só pode ser utilizado para um serviço público que beneficie a todos. Um banheiro público é um desses serviços, mas deve ser autorizado pela Prefeitura. Será que o banheiro ai da foto foi autorizado pelo Prefeitura Municipal de Belém? Até parece que sim, porque existe um posto da Guarda Municipal bem pertinho dele. Bom, não sou autoridade de nada, apenas vi, achei inusitado e fotografei para divulgar aqui no blog.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB