salvemos o meio ambiente das brigas políticas?

Newton Miranda V

A primeira foto é uma imagem de satélite do Google feita em 2009 e corresponde a mais de 200 hectares, na Ilha de Caratateua, Outeiro, denominada Romanza, pertencente a família Maiorana. É uma área de interesse ambiental, por ser um floresta primária e proteger a área de várzea e a mata ciliar do Igarapé Queiral. Esta área fica na Estrada do Tucumaeira ao lado do empreendimento Alphaville.

Logo que começou a construção do empreendimento na antiga Fazenda Coimpa, antiga propriedade da família Andrade, as terras da Romanza ganharam importância e muito valor econômico, sendo alvo de cobiça, até que um grupo pequeno de ocupantes armou os primeiros barracos, instalando-se no local. A ocupação aumentou em número de pessoas, espalhou-se na extensão do terreno, passando a por em risco a floresta e a mata ciliar.

Estive lá está manhã (17.11) fiz algumas poucas fotos com o celular. Tem muita gente, muito barraco e muita destruição. O uma parte dos ocupantes denominou a área de Eco Agro Vila – Newton Miranda. Tem ruas, travessas, bar, mercearia, estância. tem pobres, ricos e políticos metido por lá; são muitos interesses em jogo, menos o da preservação.

Acho difícil reverter o desastre ambiental. Conversei com os líderes dos ocupantes e pedia que pelos menos preservem as margens do Igarapé, eles prometeram, mas não tenho esperança que isso vá acontecer. Sai de lá desolado.

Algumas pessoas com quem falei sobre o caso, tentando me aconselhar, perguntam logo: não é terreno do Rômulo MAiorana? Eles que são grande que se entendam. E neste impasse angelins, piquias, maçarandubas, as várzeas, os recursos naturais estão indo para o beleléu. Os maioranas e os barbalhos tem seus motivos de briga, mas o meio ambiente não pode pagar o preço.

Diante do impasse, acredito que para salvar a área da destruição, o SPU, a Sema e o Governo do Estado, deveriam entrar lá, parar imediatamente o desmatamento, abrir negociação com os ocupantes para resolver o problema habitacional e transformar aquela pedaço de floresta numa área protegida. Será que não dá para conversar sobre isto, pois é futuro das nossas crianças que está em jogo?

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB