Terremoto no Chile não é climático

Antes que alguém, travestido de cientista, venha alarmar a população creditando o terremoto que abalou o Chile ao aquecimento global. Quero dizer que não é esse o responsável.

Desta vez o episódio ocorreu devido as fortes movimentações da placas tectônicas que estão bem na região. Para entender melhor, publico um mapa com a localização das placas. Por ele dá para ter idéia do que estou falando.

Placas Tectonicas 

O terremoto foi violentíssimo, atingindo 8,8 na  escala Richter. Ainda não se pode precisa o número de mortos e os danos ocorridos.

terremoto no Chile

Abaixo, leia noticia da Agência France Press:

SANTIAGO — Um terremoto de 8,8 graus de magnitude, um dos mais fortes das últimas décadas, matou 214 pessoas, deixou 15 desaparecidos e provocou sérios danos na região centro-sul do Chile na madrugada deste sábado.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, informou em mensagem à Nação que o tremor deixou 214 mortos, 15 desaparecidos e dois milhões de danificados.

"Foi um terremoto de grande força", disse Bachelet, advertindo que "ainda não é possível avaliar tudo".

Bachelet, que sobrevoou durante a tarde a região da cidade de Concepción, uma das zonas mais afetadas, pediu calma à população e manifestou suas condolências às famílias das vítimas.

O ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, já havia informado 214 mortos, mas advertindo que "este é um cataclismo de proporções imensas, e será muito difícil chegar a números exatos".

A diretora do Bureau Nacional de Emergências (Onemi), Carmen Fernández, informou que a zona da cidade de Concepción foi a mais atingida, e na região há cerca de 400 mil "afetados" pelo tremor, que pegou a população às 03H34 local (03H34 Brasília).

O tremor teve seu epicentro a 90 km de Concepción, cidade de meio milhão de habitantes 500 km a sul de Santiago. A ponte da cidade, construída sobre o rio Bio Bio, ficou destruída.

O terremoto provocou um tsunami que deixou cinco mortos e 11 desaparecidos na remota ilha de Robinson Crusoé, a 700 km da costa chilena.

Iván de la Masa, prefeito de Valparaíso, a cidade mais próxima da ilha, confirmou que uma série de ondas gigantes matou cinco pessoas e outras 11 estão desaparecidas em Robinson Crusoé.

A pequena ilha, com cerca de 600 habitantes, foi arrasada pelo tsunami. O local, que inspirou o narrador inglês Daniel Defoe a escrever 'Robinson Crusoé', não sentiu o forte terremoto, mas foi varrido posteriormente por uma série de ondas, que atingiram especialmente a baía de Cumberland, revelou o piloto Fernando Avaria.

"Tudo em uma distância de três quilômetros (em Cumberland) desapareceu", disse Avaria à Televisão Nacional do Chile, após manter contato com a ilha.

Na baía de Cumberland havia três pousadas, a prefeitura e várias repartições públicas.

Bachelet, enviou duas embarcações, dois helicópteros e um avião" a Robinson Crusoe, no arquipélago de Juan Fernández.

No momento do terremoto, que durou cerca de um minuto, os chilenos saíram aterrorizados

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB