Belo Monte guarda polêmicas

Depois de ler atentamente o documento intitulado Estudo de Impactos Ambientais de Belo Monte, deixo aqui uma primeira dúvida.

Quando o Xingu foi escolhido como o melhor aproveitamento hidrelétrico da Amazônia. O Setor Elétrico elegeu oi aproveitamos, divididos em dois blocos. O bloco Kararaô e o Bloco Babaquara.

O primeiro desenho optava por Kararaô que haveria de inundar uma área de mais de 1200 km2, para gerar 11.000 MW de energia. Este projeto não leva em conta a questão ambiental.

Depois de muito debate e muitas controvérsias, construiu-se um novo formato, com aproveitamento em linha d'água, restrito a volta grande do Xingu, com uma lago de 500 km2, gerando os mesmos 11.000 MW.

As entidades contrárias ao projeto, apontam a seguinte contradição: O novo formato terá 11.000 MW de capacidade instalada, mas apenas 4.000 MW de energia firme, o que o torna inviável economicamente, uma vez que o aproveitamento fica na faixa de 30%. Para torna-lo viável, então, seria necessária ajuste que implicariam mais danos e mais custos.

Qual é sua opinião?

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB