Campanha da Fraternidade e a economia

“Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” Este é o trecho do Evangelho de São Mateus que ilustra o cartaz da Campanha da Fraternidade 2010, que hoje, às 09 horas, foi aberta, com uma missa ecumênica, na Escadinha, ali no início da Avenida Presidente Vargas.

O tema é “a economia é vida”. A Igreja quer alertar para o perigo que uma economia baseada apenas no lucro pode trazer a vida das pessoas.

O mercado é uma forma importante de controle de uma economia liberal, mas o mercado não tem amor, não tem coração, não tem pátria, atende apenas a lei da oferta e da procura.

Se depender do império do mercado, bens importantes como a cultura de um povo pode, simplesmente ser aniquilada, pela força do mercado.

Para conter as fúria do mercado é preciso, pois, criar mecanismo de compensação, principalmente para proteger os desvalidos, para incentivar os que estão em crescimento, mas que no futuro serão imprescindível para o próprio país.

Que tipo de mecanismo pode ser criado? No Brasil foram implantados pelo Governo Lula fortes programas sociais, o Bolsa Família, o assentamento de famílias e o apoio a agricultura familiar, são os carro-chefes. Foram duramente criticados, mas que fizeram a diferença durante a vigência da crise econômica.

Hoje o Governo Federal precisa avançar em fortalecer outros mecanismo menos paternalistas. A reforma do estado com a desconcentração de recursos e a repactuação da federação brasileira, dando um novo papel para a União que é a proteção e a regulação da economia nacional.

A reforma política é outro mecanismo fundamental. Não podemos continuar com um sistema tão ilegítimo como nosso. As pessoas vão as urnas votar, escolhem livremente seus representantes, mas quando o resultado é anunciado e se conhece os eleitos, a maioria dos eleitores fica com a sensação de que foi enganada, pois os que ela não queria que se elegesse, estão lá na lista dos eleitos.

A mensagem da Igreja é simples: Economia só interessa se trouxer a felicidade para as pessoas, todas as pessoas e não uma pequena minoria. Deus nos protege.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB