Só para lembrar aos mais afoitos e desavisados. O chefe da casa civil é o mais poderoso dos cargos, depois do governador, é claro. Ele pode tudo que a lei prevê e que o governador determina.
Se o Governador decidi contratar um auxiliar, quem executa a contratação é o Chefe da Casa Civil. Se o Governador decidi exonerar, quem elabora o ato, manda para publicação e informa o atingido é o Chefe da Casa Civil.
Mas tem um detalhe muito importante. A força do chefe da casa civil deriva da vontade do governador. O que isto quer dizer? Gente boa, o chefe da casa civil pode tudo e não pode nada. Pode tudo, se for para tender o governador. Não pode nada, se for para atender os seu interesses. Entenderam?
Se o chefe da casa civil não entender a natureza do cargo, não serve para ser chefe da casa civil, pois vai atrapalhar as negociações, o andamento da máquina e a vida do chefe do poder executivo. Resultado, caos total.
Muita gente, pouco experiente, confunde. O chefe Zé Dirceu foi poderoso até quando Lula quis. A Dilma é poderosa porque Lula quer. É simples assim.