Tabuleiro do Embaubal pode virar Unidade de Conservação

Assista o vídeo produzido pela WWF Brasil que quer transformar o Tabuleiro do Embaubal, no município de Senador José Porfirio, em Unidade de Conservação. O Tabuleiro ganhou com o PV local na condução da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Tabuleiro do Embaubal é umas das 10 áreas prioritárias para a criação de novas unidades de conservação indicadas pelo WWF-Brasil no movimento “Cuidar da Natureza é Cuidar da Vida”

Tabuleiro é uma praia ou conjunto de praias utilizado por tartarugas para depositarem seus ovos. O Tabuleiro do Embaubal, um conjunto de ilhas no Baixo Rio Xingu, é o principal local de desova de tartarugas-da-Amazônia (Podocnemis expansa), espécie que, assim como a pitiú ou iaçá (Podocnemis sextuberculata) e a tracajá (Podocnemis unifilis), povoa os rios, lagos e igarapés amazônicos.
O Tabuleiro do Embaubal é hoje o maior local de desova de tartarugas das Américas e está ameaçado por grandes cheias, grandes secas e pela crescente presença humana nas margens do rio Xingu. As tartarugas e seus ovos ainda são intensa e ilegalmente consumidos em toda a região amazônica.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB