Jatene e a composição do governo

O governador Simão Jatene e a presidenta Dilma estão envolvidos num exercício nada agradável, compor o governo com secretários ou ministros competentes, honestos e que atenda os interesses dos aliados políticos. Vocês pensam que é fácil? Não, não é não!

Dilma está usando o estilo “Jackie o estripador”, indo por parte. Primeiro o seus, depois o PMDB, o PT, PSB e assim por diante. Mas as indicações, do PT, por exemplo, até agora tem desagradado muitas correntes petistas. Dizem que as pessoas do PT indicadas, são burocratas, sem votos, ligadas a um setor da corrente majoritária controlado pelo ex-ministro Zé Dirceu.

Já o governador Simão Jatene usa de cautela, para atender os aliados busca dentro dos grupos pessoas suas e oferece secretarias que não tem autonomia.

O PPS tem três setores, até agora só foi atendido um e mesmo assim com um nome de um ex-auxiliar de Jatene, dr. Hélio Franco. O PPS ainda não está satisfeito por ter recebido a saúde e, de quebra, o DEM, que gosta de tanto de hospitais e ambulatórios, ficou frustrado.

O atual presidente do DEM, deputado Lira Maia entende de agricultura, mas os deputados Márcio Miranda e Haroldo Martins sabem o valor das AIHs. Dar a EMATER e o IASEP vai agrada-los?

E o PMDB? Guardada as sete chaves, a forte aliança que Jatene havia selado com o PMDB para derrotar Ana Júlia, foi revelado com toda sua força, por Jader Barbalho na sua última entrevista ao programa “Argumento” e está se manifestando na composição do governo. Isso frutou os Maioranas que terão, inexoravelmente, que conviver com o líder dos ficha-sujas no mesmo governo.

O PMDB terá direito a indicar no mínimo quatro secretários de peso, a presidência da Assembleia Legislativa e uma gorda cota de publicidade para o império de comunicação, composto por variados e gulosos veículos.

Na segunda-feira, quando Jader abriu o verbo sobre a aliança e a sua antiga relação com Jatene, os estofados tremeram na Avenida Rômulo Maiorana esquina da Perebebuí.

Simão Jatene, com muita habilidade, tentará amenizar a decepção dos Maioranas pescando no PMDB nomes palatáveis. O primeiro nome, Hildegardo Nunes, é uma pescada branca. Mas os jaus ainda serão anunciados, é só espera a lua certa que eles brotam lá do fundo do rio.

Acertado o PMDB, Jatene terá que voltar a conversar e compensar a aliança supra-partidária denominada ORM. Mas o governo tem muito para oferecer, pode ser a volta dos equipamentos da Funtelpa, as cotas de publicidades, o aluguel de aeronaves. Sei que nesse campo o futuro governo terá mais habilidade. Não sei como é que fará O Liberal engolir a parceria com Jader.

Ultrapassado essas grandes barreiras, ainda falta resolver os pedidos do PSDB, seu partido e a miudeza, o varejo, os interesses menores. É tanto trabalho que nem dá tempo de ir as compras de Natal.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB