Pesquisas têm o dom de iludir III

IBOPE divulgou, através de O Liberal, nova pesquisa para eleições de Belém, na qual o ex-prefeito Edmilson Rodrigues atingiu a marca de 47% da preferência do eleitorado; José Priante vem em segundo lugar com 16%; Zenaldo Coutinho aparece em terceiro com12%; Arnaldo Jordy e Jefferson Lima estão com 6%; Anivaldo e Alfredo Lima ficaram com 3%; e os demais candidatos não alcançaram 1% das citações. Estes número referem-se a pesquisa estimulada. A expontânea foi publicada parcialmente, mas manteve as mesmas colocações.

Em Belém, por fatos pretéritos, fica difícil acreditar em pesquisas, mas vá lá que seja, vamos levá-la em consideração para efeito de avaliação.

O Liberal, ao comparar IBOPE com IBOPE, ficou evidente que os números de Zenaldo Coutinho, da pesquisa Vox Poppuli estavam com problemas. Zenaldo nunca poderia ter crescido tanto, como estava apontado na semana passada. O problema destas divulgações é que elas acabam influenciando no processe eleitoral em prejuízo dos outros concorrentes.

Mesmo eu não sendo um cientista político da escola do professor Edir Veiga, com base na pesquisa IBOPE vou dar alguns palpites.

1. A estratégia de Duciomar, centrada em obras inauguradas ou anunciadas no final de mandato não estão sendo suficiente para carrear simpatia ao seu candidato. Duciomar governou excluindo empresários, líderes políticos, cercou-se do que havia de pior na política local e agora está colhendo os frutos que plantou e regou. Seu candidato não tem identidade com a cidade de Belém e nem tem boa desenvoltura no contato direto com eleitor. Até a presença de Valdo Sousa no programa de Vale está soando falso, pois ele era um crítico ácido da administração municipal e não consegue justificar sua súbita mudança de lado.

2. A candidatura de Alfredo Costa e a estratégia eleitoral petista amarrou apenas os filiados mais próximos, mas não conseguiu empolgar os simpatizantes e o tradicional eleitor petistas, sendo nítida a migração destes para candidatura de Edmilson Rodrigues. Dizer que Alfredo é PT e PT é Alfredo não mexeu e parece que não mexerá os índices do candidato vermelho.

3. Zenaldo, mesmo com toda o jogo de números, bateu no teto. Usou as pesquisa, usou a campanha da não divisão do Pará, usou e abusou do prestígio do Governador, usou fartos e generosos recursos, usou um belo jingle, mas não consegue crescer.

4. Priante, com toda a estrutura de comunicação e uma estratégia agressiva de cartazes, placas, banners, passeatas e caminhadas, também bateu no teto.

5. Edmilson Rodrigues, com pouco tempo de televisão, mas com um excelente programa eleitoral e uma boa estratégia de marketing está se consolidando com o líder das pesquisas. Antigos fornecedores e prestadores de serviços que atuaram na sua época estão voltando e dando o gás que ele precisa para continuar embalando a campanha. Líderes e dirigentes políticos que estão fora de cargos com a derrota do PT entraram de cabeça na campanha do candidato do PSOL. Cada nova subida nas pesquisa, mas apoio chegam ao comitê. Edmilson Rodrigues é cauteloso, mas dá sinais de acreditar numa vitória no primeiro turno.

6. O melhor candidato do Governador Jatene para enfrentar esta disputa é Arnaldo Jordy, e Jatene sabe muito bem disto, mas está acuado entre a força política interna de Zenaldo Coutinho e a pressão do aliado PMDB. O comando da campanha de Zenaldo Coutinho, sob o beneplácito do Palácio, trabalha para desidratar a candidatura do seu aliado PPS, estratégia para lá de errada, pois Jordy é o único candidato com perfil político para chegar ao segundo turno e vencer a disputa com o líder das pesquisas.

7. A ação do PMDB de dar os meios para vingança de Seffer contra Jordy, ajudando a divulgar a história da namorada e do suposto caso de aborto que nunca houve, pode lhe custar caro, pois os votos de Jordy nunca iriam para o candidato Priante e o crescimento do candidato do PPS garantirá o segundo turno nas eleições. Jordy precisa enfrentar no horário eleitoral o motivo do sua rejeição. Se a peça publicitária contando a ação criminosa dos seus adversários surtir o efeito esperado e o Governador entender o recado das pesquisa, Jordy poderá virar o jogo.

São apenas palpites não científicos e alguns motivados pela paixão de um militante engajado na causa, não levem ao pé da letra, por favor.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB