Além deste pedido de registro do IBOPE, estão com pesquisa nas ruas, as empresas Doxa, Veiga, Ipespe e Alvo Marketing e Publicidade Ltda. Teremos números para todos os gostos e uma boa base para comparação. O IBOPE foi contratado pelo O Liberal, que torce por Zenaldo. IPESPE está a serviço de O Diário do Pará, um fanático torcedor de José Priante, o italiano. Mas a pesquisa da Veiga será de domínio público via redes sociais. O Doxa fornece dados para Edmilson Rodrigues. Apenas a Alvo não sei dizer para quem está torcendo e se divulgará suas conclusões, acho que não.
Os números já foram coletados, os técnicos devem estar tabulando, e hoje a noite um grupo seleto de semideuses serão chamados ao Olimpo para conhecer as verdadeiras informações saídas da opinião amostral. Nós, pobres mortais eleitores, teremos que aguardar o sábado no final da tarde e nos contentarmos em ler as informações que eles acharam que devem ser a verdade publicada.
Os nossos promotores eleitorais, fiscais da sociedade, saberão o mesmo que os leitores sobre o resultado das pesquisas, e como não são versados na matéria, acreditarão naquilo que os deuses decidirem publicar. Ficarão impressionados com as tabelas, os cruzamentos, as margens de erros, as simulações, afinal números sempre impressionam as pessoas formadas apenas em palavras. Terminada a leitura, os promotores eleitorais seguirão medindo placas de ruas e achando um absurdo a falta de atenção de um candidato que abusou do seu direito e mandou fazer uma propaganda meio centímetro maior do que a lei permite, achando que ele, promotor, não iria se dá ao trabalho de medir uma a uma delas. É assim mesmo numa democracia recente, saída das lutas contra um regime ditatorial, mas ainda bem que podemos divergir.