Pesquisas eleitorais tem o dom de iludir

Neste domingo os dois jornais, O Liberal e o Diário do Pará, trazem duas pesquisas de dois institutos, o Vox Populi e o Ipespe, os números aparentemente são iguais, mas na realidade não são não.

Desta vez vou analisá-los pela rejeição, acho melhor assim. Na aprovação está claro a manipulação das margens de erros.

No Vox Populi o campeão de rejeição é Anivaldo Vale com 16%. O Ipespe dá ao candidato do prefeito Duciomar uma rejeição de 23%, a diferença é de 7% entre um instituto e outro, como explicar tamanha diferença? Não tem explicação.

Edmilson Rodrigues teve a mesma rejeição nos dois institutos, 14%. Se os dois institutos de pesquisas coincidiram nos dados da rejeição de Edmilson Rodrigues, por que divergiram tanto na de Anivaldo Vale? 

Quando comparamos a rejeição de Arnaldo Jordy, a coisa se complica. No Vox Populi, Jordy tem 8% de rejeição. No Ipespe a rejeição de Jordy sobe para 17%, uma diferença de 9%, é muito, é demais. 

As diferenças seguem para os demais candidatos. Priante, 8% num, 14% no outro. Jeferson Lima, 6% num, 13% no outro. Alfredo, 3% num, 11% no outro. Zenaldo, 5% num, 9% no outro. Pimentel, 2% num, 7% no outro. Leny, 2% num, 7% no outro. Marcos, 2% num, 6% no outro.

As diferenças dos números são gritantes. Parece que eles se preocuparam com a aprovação e deixaram o rabo de fora na rejeição. Quero que expliquem estas diferenças a luz da ciência denominada estatística. Vou aguardar a manifestação dos dois Institutos.  

Aguardar também a manifestação do Ministério Público Eleitoral. Acredito que não a mais espaço para manobras deste tipo, elas deturpam o sistema democrático. As eleições precisam ser livres e o eleitor deve escolher seu candidato sem a indução das manobras de pesquisas.

A Justiça Eleitoral deveria debater se pesquisas eleitorais devem ser divulgadas durante o pleito. Uma pesquisa dirigida pode significar a derrota ou a vitória de um candidato. Se ele não cresce em uma pesquisa deixa de receber apoio financeiro e político e cairá na próxima, justificando os números da primeira amostragem. 

Aqui em Belém, as forças políticas em disputa traçaram um cenário no início da campanha, logo na primeira pesquisa publicada. Edmilson Rodrigues em primeiro lugar. Retirar o Jordy da disputa para não atrapalhar Zenaldo. Preparar um disputa no segundo lugar entre Priante e Zenaldo. É o cenário ideal de Jatene e Jader, do Diário e de O Liberal. Já havia previsto isso na quando publicaram a pesquisa Ibope e Vox Pupuli. Depois foram fazendo a confirmação nas pesquisas posteriores.

Confirmado o cenário ideal para os nossos caciques. Daqui para frente as pesquisa vão batalhar para criar um cenário de segundo turno, onde acreditam poder derrotar o líder da pesquisa Edmilson Rodrigues. 

De uma coisa tenho certeza, isso nada tem haver com democracia.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB