Marchas contra corrupção

No dia de ontem (15.11) novas ações foram realizadas em protesto contra o alto nível de corrupção que assola o estado brasileiro. Pessoas do povo convocadas via rede social fizeram atos em algumas cidades país a fora. No mesmo instante em que ocorriam os atos contra a corrupção, o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, era desmascarado pelo presidente da ONG Pró-Cerrado no uso de avião.

O Pará novamente estava ausente destes atos e não é por falta de motivo, isto eu garanto. Aqui a corrupção corre solta e sem punição. As notícias apavoram qualquer pessoa de bem em qualquer município, independente do tamanho e da região.

O dinheiro público escapa pelo ralo de várias maneiras: contratos superfaturados; licitações dirigidas; obras contratadas, pagas, mas não executadas. Na área de saúde e educação é triste ver os desvios de recursos quer deviam ser destinado a compra de medicamentos e de merenda escolar.

As fortunas acumuladas por parcela dos políticos paraenses, não tem qualquer justificativa plausível. Pessoas que ao longo de suas vidas profissionais foram servidores, desempenhando atividade de professor, médico ou de técnico, surgem com enormes patrimônio, inexplicáveis.

Acabar com a corrupção é impossível, mas bem que dá para diminuir bastante a sangria dos recursos em beneficio de serviços públicos de qualidade e para toda população.

O primeiro passo é adotar a Lei da Ficha Limpa para as próximas eleições; acabara com voto secreto; criação de um delegacia de polícia civil encarregada de apurar crimes contra a administração pública; Ministério Público forte e atuante na punição dos corruptos.

A principal medida, po´rém, é a organização da sociedade. Uma sociedade organizada pode acabar com a compra e venda de votos e derrotar políticos tido e havido como corruptos. Acredito e confio no povo.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB