Hierarquia é uma invenção humana

O conselheiro Ismael Moraes é um advogado que atua na área ambiental, mas entende pouco ou quase nada de ambiente natural. Os ataques que faz ao presidente, Dr. Afonso Arinos, e a própria Comissão de Meio Ambiente da OAB Pará são reveladores deste desconhecimento.
O Dr. Conselheiro Ismael Moraes respondeu ferozmente ao Dr. Afonso, tratando-o de "advogado desconhecido", em razão de descontentamento com uma nota pública da Comissão e querendo fazer valer sua condição de conselheiro, segundo seu pensar, hierarquicamente superior a de membro ou presidente de comissões. Dr. Afonso reagiu elegantemente defendendo seus pares e recebeu uma nova agressão intitulada:
http://blogdoespacoaberto.blogspot.com/2011/11/ate-os-animais-obedecem-hierarquias.html
A leitura sobre hierarquia e animais do Dr. Ismael merece reparos. Os animais obedecem hierarquia ou seguem instintos? Os animais e até os homens quando sentem fome, sede, frio, calor, necessidade por sexo, é por puro fenômeno a partir de reações físicas, biológicas e químicas. Obedece-los, para os animais, é uma questão de instinto. O felino, embora esteja no topo da cadeia alimentar, não ataca um veado por se sentir superior, mas para satisfazer a fome. Já um homem, embora com fome, pode abster-se levado por uma decisão racional. Veja como é diferente.
Entre os animais da mesma espécie, dependendo da espécie, pode existir o temor aos mais fortes. Os chimpanzés, por exemplo, teme o macho alfa, que os domina pela força, já entre os bonobos a fêmea
mais experiente domina o grupo pela experiência.
A hierarquia, no sentido empregado pelo Advogado Moraes, é uma invenção humana, um instrumento de dominação de pessoas, visando sempre o poder. A hierarquia pressupõe o critério de superioridade e inferioridade, coisa que só existe entre os humanos.
No mundo natural prevalece as funções. No corpo humano, numa colmeia e mesmo no ambiente natural cada indivíduo exerce a função para qual sua espécie foi criada e o todo funciona pelo resultado de cada ação individual. Uma célula do epitelio não é hierarquicamente superior ou inferior a uma outra da esfíncter. A rainha não está acima ou abaixo das operárias. Os felinos, por exemplo, estão no topo da cadeia alimentar e nem por isso são superiores aos caramujos, cada um tem função para disseminação e equilibrar a vida, simples desse jeito.
Hitler usou o critério de hierarquia para definir a raça ariana como raça superior, se, ao contrário, tivesse utilizado o conceito natural de função, quantas mortes e desgraças teriam sido evitadas?
A hierarquia do Dr. Moraes tem sido a vilã dos diversos crimes ambientais, pois ao se sentir hierarquicamente superior, o homem entende que tudo a sua volta pode ser utilizado para sua própria satisfação. O que representa um pé de mogno diante da necessidade humana de uma bela mesa de escritório? O que dizer de uma floresta que se antepõe a necessidade de produzir carne para o consumo humano? Que direitos tem um grupo indígena inculto das margens de rio Xingu frente a necessidade dos superiores interesses dos civilizados em ter energia? Pobre mangangá que serve apenas para polinizar castanheiras.
A OAB é uma instituição horizontal dos advogados para defesa da sociedade, onde a escolha por voto dá o direito-dever de exerce funções e por extensão da legitimidade do voto convocar ou convidar outros advogados a contribuir no exercício dessas funções, razão por que não há espaço para a hierarquia. Alguns não entendem assim e acreditam ser a OAB uma instituição hierárquica, onde advogados iluminados por direito hereditários ou por relações políticas com a elite economica estão acima, inclusive dos colegas que se dispõe voluntariamente a prestar serviços a instituição.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB