Os assassinatos e a violência no campo voltaram




Erenilton Pereira dos Santos, é a mais nova vítima da volta da violência no Pará, morto em Nova Ipixuna, neste sábado, na mesma região onde foram assassinados os ambientalistas José Cláudio Ribeiro e Dona Maria do Espirito Santo. É bom lembrar que os assassinatos dos dois ambientalistas ocorreram no mesmo momento em que os deputados votavam o novo código florestal, autorizador da devastação e destruição das áreas de proteção permanentes.
Um leitor do Blog perguntou-me por que nos governos do PSDB sempre acontecem estes crimes? E justifica sua indagação com fatos. No governo Almir assassinaram dezessete em Eldorado dos Carajás, no primeiro governo Jatene mataram a irmã Dorothy e agora, mal começou o segundo governo Jatene e já estamos pranteando novas vítimas. É uma infeliz coincidência ou tem uma causa?
Nem Almir Gabriel e muito menos Jatene mandam ou são responsáveis por estes assassinatos, disto eu tenho certeza. A história pessoal dos dois líderes e as bases programáticas da social democracia não comporta a violência como forma de convencimento, mas então por que ela acontece nos seus governos?
Responder a esta pergunta e tentar evitar novos assassinatos é um grande desafio. E pode começar a ser enfrentado com a apuração e punição exemplar dos três casos recentes.
Os lideres tucanos também tem obrigação de depurar das suas bases municipais setores violentos ligados a madeireiros e latifundiários que se sentem forte cada vez que eles vencem as eleições no Estado.




zecarlosdopv@gmail.com
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB