Pesquisa eleitoral, que bicho é esse?

Você já foi abordado por um pesquisador? Não! Eu nunca fui. Nunca quiseram saber da minha opinião. Fico frustrado com isso. Mas é assim mesmo. Pesquisa é uma amostra. Eu nunca cai nesta amostra, mas pessoas com o meu perfil já falaram por mim.

Primeiro faz-se um recorte da sociedade. É como se cortasse uma fatia de bolo. A fatia deve conter todas as características do bolo e para que isso aconteça os ingredientes do bolo devem ser misturados até ficarem homogêneos.

Recortar um pedaço amostral da sociedade é o primeiro desafio, pois qualquer erro dará desvio no resultado. O bom é que o pedaço pesquisado seja exatamente igual à sociedade como um todo.

A segunda etapa é a elaboração dos questionários. O questionário deve conter perguntas que extraem a opinião do entrevistado sem induzi-lo a uma resposta.

Feito a parcela amostral, elaborado o questionário, é a vez de recrutar bons pesquisadores. O pesquisador não é apenas uma pessoa que bate na casa do entrevistado e preenche seu questionário. Ele tem que fazer isso, mas sem demonstrar interesse por esse ou aquele resultado. Um problema sério que acontece em pesquisa é o pesquisador fabricar questionário para bater suas metas. Isso é terrível.

Na fase seguinte é fase da tabulação, cálculo e resultado. Aqui é que mora o perigo, pois uma só mexida nos números é fatal, altera o resultado total.

Depois de pronta, com os números bonitinhos tem o problema de como estes números são apresentados as pessoas.

O Blog Na Ilharga apresenta hoje uma posição sobre pesquisas e fiz um comentário. Creio que vale a pena dar uma lida e comentar.

No Pará, quando se aproxima o período eleitoral é mais quem viu pesquisas e sempre com números desfavoráveis ao adversário do dono da amostra. Problema é que eles nunca dizem ou deixam ver os questionários.

Eu, por mim, sigo sempre o que diz Jader Barbalho: “pesquisa é igual exame pré-operatório, só presta perto da cirurgia.” E a cirurgia este ano vai acontecer depois da Copa do Mundo, até lá vamos acompanhar o goleador Nilmar do Santos e seus colegas.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB