Arborização urbana diminui o calor

Arvores caem em várias capitais do Brasil e merece destaque no “Bom Dia Brasil”.

A arborização urbana é muito importante para o conforto térmico e equilíbrio ambiental, porém nossa vida urbana é incompatível com a natureza. O cimento das calçadas, a fumaça dos veículos, a fiação elétrica, as portas das garagens e entrada de prédios, tudo é incompatível com a arborização.

Nossas escolas de engenharia e arquitetura não desenvolvem técnicas de harmonização entre a natureza e a arquitetura urbana. Os arquitetos nas suas pranchetas nunca pensam na arborização, quando muito entregam esta tarefa aos paisagistas que usam espécies exóticas, de tão estranha, parecem feitas de plásticos.

Os engenheiros parecem que nasceram dentro de uma betoneira. O cimento é o deus deles. Amam de paixão o cimento armado e as novas tecnologias de vigas e pré-moldados. Para eles arborização é um elemento alienígena que atrapalha suas belas obras.

Comerciantes não foram treinados para incorporar a arborização como elemento de valorização do seu comércio. Ao contrário, para eles as arvores tiram a visibilidade da horrível placa que anuncia o nome do comércio e os produtos que vende.

Manter sadia uma arborização urbana é um exercício de muita paciência e dedicação. Quero, então, homenagear um técnico de carreira da Prefeitura Municipal de Belém, engenheiro Paulo Porto, ele e sua equipe a anos dedicam todo o esforço para manter as nossas gigantes e bonitas mangueiras, símbolo da Cidade de Belém.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB