Divisão do Pará, o que o povo ganha com ela?

Todo o Pará sabe que sou contra a divisão territorial, mas aqui para nós, até agora não me empolguei com os debates. Se você ouve os que defendem a união, a integralidade e unidade territorial, eles dizem que a divisão não resolve o problema da população, no que estão certos, não resolve mesmo.

Os favoráveis a divisão, por seu turno, argumentam que o Pará é grande e que os governos não administram para todo o território, deixando parcelas enormes do Estado ao léu, completamente abandonadas a própria sorte, no que estão cobertos de razão.

Concordo com os diagnósticos traçados pelos dois lados, mas o que me deixa frustrado é o fato que nem um dos grupos veio até aqui apresentar soluções convincentes. Eles tem marca, tem marketing, marqueteiros, frentes legalizadas, CNPJ, mas até agora não apresentaram qualquer proposta capaz de dar garantias ao povo. Se votarmos pelo Pará unido a vida vai melhorar? Se votarmos pela divisão, teremos governos e políticos mais preocupados com os nosso problemas? O Governador, por exemplo, não dá uma palavra, acha que ficando calado, figindo-se de morto, vai comer alguém. Será?

Quando olho os que se arvoraram coordenadores dos diversos movimentos, não vejo ,em nenhum deles, história política que garanta ao povo um novo destino. Vou observar ainda mais, conversar com meus amigos e esperar os comentários de vocês. Quem sabe acende uma luz no final deste túnel.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB