Ciclistas são culpados?

Que me desculpe o departamento de jornalismo da TV Liberal, mas hoje no Bom Dia Pará vocês acusaram os ciclistas de serem culpados pelos acidentes que todos os dias ocorrem na cidade de Belém.

Eu custei acreditar, mas assisti atônito o repórter parado na esquina da José Bonifácio com a Barão de Igarapé Miri, no bairro do Guamá, entrevistando um funcionário do Detran acusar os ciclistas de não portarem os equipamentos obrigatórios e não respeitarem as leis de trânsito e as imagens teimavam em mostrar o trânsito infernal, os carros passando sem guardar a distância obrigatória do ciclista e a completa ausência de ciclofaixa.

O ciclista utilizada como padrão é um companheiro do Eart – Equipe de Aventura Ratros de Trilha, são gente muita bacana, mas não são ciclistas urbanos, daqueles que andam no dia a dia, por isso não são os melhores para falar das agruras dos ciclistas que são desrespeitados no seu direito de ir e vir com o veículo que é a melhor solução ambiental para as cidades.

O representante do DETRAN entrevistado nunca andou de bicicleta na vida e parece ser um defensor de carros. Foi para entrevistas apenas com os artigos do Código de Trânsito que traz obrigações a quem anda de bicicleta. Não falou que na via os mais frágeis são os pedestres e depois o ciclistas, por isso tem preferência. Não falou que os carros são obrigados a passar a uma distância de um metro e meio das bicicletas. Não falou de um plano para integrar as ciclofaixas e ciclovias. Então, não falou nada.

Assita agora o video que fizemos, eu e meu filho, chamado “Bicicletas de Belém” e que foi um sucesso no Youtube:

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB