Caso da menor abusada sexualmente em penitenciária paraense é muito grave.

Como cidadão estou estarrecido com os fatos envolvendo o abuso sexual de menores no interior da Colônia Agrícola Heleno Fragoso. O enredo é muito forte para um pobre contribuinte aguentar.

Parece que os bandidos passavam o dia na rua assaltando, vendendo drogas, cometendo outros crimes. Voltavam para Colônia Agrícola às 18 horas portando armas, bebidas, celulares, papelotes de cocaína e maconha para terem muitas horas de orgias com menores, trazidas por aliciadoras, a beira de um belíssimo igarapé. Tudo com o amplo conhecimento das autoridades do sistema penal e com todas as despesas pagas por nós os contribuintes. Para farra ser completa, só faltava o Pop som, mas quem sabe não tinha uma dessas caixas ligadas a um Iphone?

O Governo falhou por completo. Falhou em não proteger as meninas indefesas, falhou em não implantar o programa de ressocialização, falhou na segurança da penitenciaria, falhou com a sociedade e por ai vai.

Os ocupantes da Colônia Agrícola Heleno Fragoso deveriam ser de presos com bom comportamento, submetidos a um programa de ressocialização através do trabalho agrícola, produzindo para diminuir os custo carcerários e com isso diminuir a própria pena, provando para a sociedade que estão prontos para serem reintegrados ao convívio social.

A *Lei das Execuções Penais é rígida com as regras, todas violadas nesse lamentável episódio. O preso para ganhar a condição de ir para Colônia Agrícola deve primeiro ter direito a progressão de pena e o comportamento carcerário avaliado como bom. O programa deveria ter sido acompanhado por uma equipe multidisciplinar do Estado e com obrigação de prestar contas ao juiz das execuções penais

Eu avisei que o caso era grave, mas a cada revelação ou ação atabalhoada de Simão Jatene parece um pouco mais da podridão do sistema penal e da incompetência governamental para tratar do assunto.

Ao saber do fato o Governador deve ter perguntado: quem administra o estabelecimento? E para dar uma resposta rápida, ao estilo marketing, demitiu os agentes prisionais e o diretor da casa penal. Pergunta errada trouxe resposta errada. O diretor logo provou que havia alertado o Sistema Penal da gravidade do caso. Demitiram o Superintendente. Vocês pensam que vai resolver? Claro que não.

Pelo que os fatos demonstram até agora, o tráfico de drogas e o crime organizado foram transferidos para Colônia Agrícola Heleno Fragoso e fizeram de lá uma colônia de férias pagas com o dinheirinho suado do contribuinte. Os fatos ainda revelam que todo o sistema penal paraense, dominado por indicação política de deputados, perdeu sua capacidade de prender, punir e ressocializar presos, deixando a sociedade completamente desprotegida e a mercê da criminalidade.

Se a imprensa fizer um avaliação geral vai encontrar coisa piores acontecendo em casa penais do interior do Estado, onde os presos, e até alguns cabos eleitorais de políticos influentes, são beneficiados dentro do sistema penal com regimes diferenciados de tratamento, recebendo todos os tipos de privilégios.

Jatene, por que tu não chama de volta o Alirio Sabá? Pelo menos para arrumar a casa. Na tua equipe não tem ninguém que entenda desse assunto. O baixinho é meio abusado, mas no tempo do Almir Gabriel, quando ele era o Superintendente, a coisa funcionava melhor. Isso para emergência. Para o longo prazo era bom fazer concurso público para agente prisional, avaliar melhor os diretores indicados por políticos, compor uma equipe multidisciplinar para apresentar em trinta dias um diagnóstico e propostas de mudanças no sistema penal paraense e por fim contratar um bom consultor internacional especializado em ressocialização.

A mocinha ou as mocinhas devem ser restituídas dos estragos psicológicos e sociais através do propaz e ter garantindo um futuro digno daqui para frente, é o mínimo que o Estado pode fazer por essas pobres criaturas.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB