Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Hei! Amanhã (10) é dia da grande procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. Acontece todo segundo domingo de outubro. Guarde bem está data na sua agenda. Se não deu para vir este ano, venha no outro, todo ano acontece. Só não é do mesmo jeito.

Cada ano, aumenta o número de promesseiros. O horário de saída é o mesmo, sete da manhã. A procissão é programada para durar quatro, mas nunca se sabe que hora vai chegar na Basílica Santuário. Teve um ano que a procissão chegou depois das duas da tarde.

Acorda, a corda. Se quiseres pagar promessa na corda tens que acordar bem cedo, três da madrugada, no mínimo. Para Missa que acontece na saída, ali na Igreja da Sé, dá para sair as quatro da matina, dependendo de onde você esteja. Mas é a média que dá para chegar.

O Círio não é só uma procissão. São milhões de manifestações de fé, concentrada em vários eventos. Os mais importantes são a procissão do domingo e a transladação da véspera. E o Círio Fluvial? Bonito. Sai lá de Icoaraci e vem pela Baia do Guajará até a Escadinha, na Estação das Docas. Muitas embarcações seguem em cortejo a “Rainha da Amazônia”. Nas margens da Baia, os moradores se postam para soltar fogos e homenagear a Santinha. Tem  a Procissão Rodoviária, a dos motoqueiros, a dos ciclistas… São tantas!

Comidas. Maniçoba e Pato no Tucupi, carros-chefes da culinária paraense. A maniçoba é o único prato, em todo o mundo, que leva sete dias para ficar pronto. Slow Food perde feio para ela. Como faz? Pegue a folha da maniva. O que é maniva? Bom, deixa pra lá, é melhor vir aqui em Belém e provar.

O Pato no Tucupi é mais fácil de fazer. O pato tem que ser de Bragança, pois é da espécie barbárie, mais carnudo e bem gordinho. O tucupi tem que ser da Eliete. A farinha também vem de Bragança, é crocante. Quando a gordura do pato derrete e se mistura ao tucupi com jambu!!! Fica dos deuses ou da Santa. Santinha. Senhora do Altar. Virgem de Nazaré. Mãe de quem tem fé. Avé Maria de Nazaré, de Jerusalém, de Belém, de trezentos nomes e milhões de fiéis.

Venham você também. Assista o vídeo promocional. É pouco mais dá para se emocionar.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB