Estamos na reta final de mais uma eleição no Brasil e nos estados, como é o caso do Pará. Hoje assistimos aos últimos programas eleitorais. O país deu um banho de democracia, principalmente com o debate sobre a “ficha limpa”. Mas ainda tem muito para melhorar.
Saio destas eleições com uma certeza, precisamos fazer a reforma política e aperfeiçoar nossa democracia. Temos que falar sobre financiamento de campanha. Precisamos profissionalizar e democratizar os partidos políticos, afinal, eles são o principal instrumento das eleições.
Destaco como nota destoante a direitização, satanização e a intolerância que foi usada as escancaras. A entrada de religiosos, usando suas religiões e temas da fé, como o aborto e o homosexualismo, para combater adversário político foi desastrosa, porque não ajudou a compreensão dos temas e a forma posição moderna.
Marina Silva e o Partido Verde foram, sem dúvida, a boa surpresa do pleito. Marina, eu resumo como o exemplo que arrasta e o PV é o que há de mais moderno na política nacional.
Por tudo isto, desejo boa votação e boa escolha a todos. Pensem, com estiverem defronte da urna eletrônica, no Brasil e no Pará, no seu povo, na sua gente.