A Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro, construída em 1929, que fica as proximidades da residência da deputada estadual Simone Morgado, patrimônio tombado do município de Bragança está abandonada, foi saqueada. Você acredita que todo o piso, o forro e as portas foram roubadas e as madeiras usadas em fornos de padaria? Dá pena de ver.
Quando eu estava na chefia da Casa Civil e o professor Aldo Bandeira na 1.ª URE, levei a SEDUC o pleito dos educadores bragantinos para recuperação deste símbolo da educação de figuras ilustres da comunidade local. Se bem comparado, o Monsenhor Mâncio corresponde, em grau de importância, ao Colégio Paes de Carvalho, que abrigou nos seus bancos escolares governadores, desembargadores, senadores, deputados e tantas outras cidadãos paraenses.
Em nome desta história e da importância deste prédio faço um apelo a sua recuperação. Tenho certeza que a SEDUC, através do sensível secretário Nilson Pinto de Oliveira, que mesmo morando distante, é verdade, terá dó deste símbolo da educação bragantina e marcará o nome de Simão Jatene com a sua restauração e devolução como nos áureos tempos.