Duas visões sobre a imprensa

O dialogo entre Maquiavel e Montesquieu, idealizado por Maurice Joly, traz duas interessantes visões sobre a imprensa que compartilho com os leitores deste humilde e interpelado judicialmente Blog.

Para Maquiavel, "a imprensa tem o talento de tornar-se detestável, pois está sempre a serviço apenas das paixões violentas, egoístas, exclusivas. Porque ela denigre por conveniência, porque ela é venal e injusta, porque carece de generosidade e patriotismo; enfim e sobretudo, porque você nunca fará compreender à grande massa de um país para que ela pode servir."

Já Montesquieu, defendendo a utilidade da imprensa numa democracia afirma o seguinte: "Se procura acusações contra a imprensa, será fácil acumular quantidades. Se pergunta para que ela serve , já é outra coisa. Ela simplesmente impede a arbitrariedade no exercício do poder, ela força a governar constitucionalmente. Ela obriga os depositários da autoridade pública à honestidade, ao pudor, ao respeito por si mesmo. Enfim, para ser breve, ela oferece a quem é oprimido o meio de queixar-se e ser ouvido. Podemos perdoar muito a uma instituição que, em meio a tantos abusos, necessariamente presta tantos serviços."



zecarlosdopv@gmail.com
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB