Moradores do Outeiro lutam para preservar o meio ambiente




Um grande empreendimento denominado Alphaville se implantou na Ilha de Carateteua e começou a mudar tudo por lá. As obras do Condômino de classe média estão alterando completamente a paisagem de Outeiro com a retirada de material para terraplanagem de uma enorme área, onde será erguido sete grandes unidades do residencial. Por lá, parte da mata nativa já veio abaixo. O lago e o igarapé estão sofrendo. Mas o pior é que o entorno do Condômino, que é uma área de preservação ambiental, na Estrada do Tucumaeira, onde os terrenos estão bastantes valorizados, invasores estão desmatando tudo para ocupar e especular com os terrenos.

Os ambientalistas de diversas entidades que fazem parte da Revolea - Rede Voluntária de Educação Ambiental e do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Ilhas, resolveram agir em defesa dos recursos naturais da Ilha de Caratateua. Em reunião realizada neste dia 19.07, no salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, expuseram o problema das invasões aos representantes da Secretária Estadual de Meio Ambiente, Secretária Municipal de Meio Ambiente, vereador Adalberto Aguiar e diversas lideranças presentes. Solicitaram que na área seja implantada uma Unidade de Conservação, que o Alphaville respeite a legislação ambiental e que os desmatamentos seja evitado.

Na ocasião, o representante da Semma informou que fiscalizou o Alphaville e que o empreendimento está irregular e sem licença ambiental de Belém, prometendo punir o condômino, cobrando o cumprimento da legislação ambiental.

A reunião foi muito importante e participativa, na qual os presentes assumiram o compromisso de lutar em defesa do meio ambiente da Ilha, esperando que as autoridades, após tomarem conhecimento das denuncias de irregularidades, principalmente com relação ao desmatamento, tomem as providências em defesa dos recursos naturais.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB