Belo Monte, deu a largada para destruição do Xingu




A foto é de O Liberal e mostra as primeiras máquinas que foram adquiridas para construção de Belo Monte. Nada a comemorar. As máquinas foram adquiridas em São Paulo e todos os imposto pagos para o Estado do São Paulo. Aqui no Pará ficará apenas os buracos e as destruições que estas geringonças são capaz de fazer.
As máquinas vão remexer a terra, vão derrubar as matas e vão alterar as vidas de milhares de pessoas, os que mais vão sofrer como estas obras são os pobres ribeirinhos, os moradores das áreas baixas das cidades atingidas e as populações indígenas.
Iniciarão a obra sem cumprir as condicionantes. Nada do que foi colocado no papel do IBAMA a empresa fez. Não fez novas escolas, novos postos de saúde, sistema de tratamento de esgotos, coleta e tratamento de lixo, a instalação da comissão de acompanhamento do cumprimento das condicionantes. Tudo com a conivência dos órgãos oficiais.
O representante do Governo do Pará está alegre com as migalhas que estão caindo da mesa da Norte Energia e da Andrade Gutierrez no seu prato eleitoral.
Depois das máquinas virão outras compras e contratações, sempre feitas em outros Estados. Pobre povo paraense, cujo o destino é ver suas riquezas serem exploradas sem gerar qualquer benefício para os seus filhos.
As balsas chegam trazendo o colonizador e suas máquinas para extrair nossa energia, depois instalarão os fios da linha de transmissão e por eles seguirá a força dos nossos rios para gerar riquezas e impostos em outros lugares.
Aqui no Xingu, os ribeirinhos e indígenas tentarão se adaptar a nova paisagem, sem peixe, sem mata e com um paredão imenso a impedir que o Xingu continue correndo pela "Volta Grande".
Em Vitória do Xingu e Altamira, depois das obras, ficarão os pobres operários desempregados, as meninas gravidas ou prostituídas, os desabrigados correndo atrás de indenização... Quantas conseqüências danosas para alimentar a sociedade de consumo e o tal de desenvolvimento. Só devemos considerar desenvolvimento aquele que respeita o meio ambiente e distribui socialmente as riquezas e isso Belo Monte nunca fará.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB