Semma terá novo secretário

Depois de onze meses construindo uma nova proposta ambiental para Belém, deixo, amanhã, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Meu substituto será o atual diretor de parques e áreas verdes de Belém e ex-deputado estadual Sebastião Oliveira.

Estou saindo por dois motivos. Fui eleito presidente da comissão de meio ambiente da OAB-Pará e assumi compromisso com o presidente Jarbas Vasconcelos de ajudar a organizar este setor na Ordem. Serei candidato a Deputado Federal pelo Partido Verde do Pará, tendo que coordenar a campanha de Marina em toda a região amazônica.

Neste meses, construímos uma equipe e reunimos pessoas, entidades, tratamos de desafios ambientais de uma Cidade Amazônica como Belém.

Falamos de arborização com a EMBRAPA, UFRA, REDE CELPA e decidimos construir um novo Plano Diretor de Áreas Verdes – PDAV, com uma meta de uma árvore por habitante. Implantamos o novo corredor de mangueiras na Senador Lemos. Plantamos ipê roxo na Almirante Barroso. Arborizamos muitas ruas e o Conjunto Satélite.

Falamos de parceria e participação popular com o IMAZON, POEMA, UNAMA, com a criação da Rede Voluntária de Educação Ambiental de Belém. Consolidamos o Conselho Municipal de Meio Ambiente com funcionamento regular na sede da UNAMA da Senador Lemos. E deixamos criado o programa de Agentes Ambientais Voluntários.

Falamos de ciclovias e do uso da bicicleta. Estimulamos o debate com a presença de Alfredo Sirkis, urbanista responsável pela implantação das ciclovias do Rio de Janeiro. Realizamos  passeios ciclísticos no Dia Mundial Sem Carro. Serão incorporadas a Belém, fruto de compensação ambiental com o Governo do Estado e de acordo celebrado com a CTBEL, mais 60km de ciclovias e ciclofaixas.

Falamos do desenvolvimento sustentável das Ilhas de Belém, criamos um fórum, estamos elaborando o diagnóstico e propusemos a transformação das Ilhas em uma grande APA, com objetivo de eliminar as emissões de dióxido de carbono dos carros do continente, transformando Belém em uma cidade zero em emissões de CO2.

Licenciamos, fiscalizamos e coibimos abusos ao meio ambiente, sempre com a cautela de não trazer transtornos para Cidade. Exemplo disso foram o sistema de compensação ambiental aplicado pela SEMMA que trouxeram enormes benefícios para Belém. O novo shopping da Doca que, através de compensação ambiental, contribui para implantação do paisagismo daquela avenida. 

Uma compensação ambiental significativa para Belém será, sem dúvida, as obras do Parque Ambiental de Belém. Ali serão construídas cerca de proteção, trilhas, espaço multiuso, pontes e o centro de referência em gestão ambiental. Com as obras ficarem prontas em 2010, Belém ganhará uma área de lazer três vezes a área do atual Bosque Rodrigues Alves.

Realizamos a Semana Municipal de Meio Ambiente, a operação Círio, o concurso jardins do círio e o Eco-natal. Tudo foi feito sem deixar de cuidar das 230 praças e canteiros, da roçagem e da limpeza e poda das árvores.

Obrigado a equipe SEMMA. Obrigado ao Prefeito Duciomar pela oportunidade e a Belém que me permitiu aprender muito. Uma Cidade pulsa e tem vida própria. Amo Belém.

Para dizer o quanto amo o Rio Guamá e a Baia do Guajará, recorro a um poema de Fernando Pessoa:

“O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia.

Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia.

Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.”

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB