O Pará tem história

Neste final de semana passei na Colônia do Prata, Igarapé-Açu, e fiz as fotos abaixo da Igreja e do Prédio da Colônia.

A Colônia do Prata é o antigo leprosário do tempo que hanseníase era tratada isoladamente, segregada. O Padre, italiano, João Mometi é a figura central da história da Colônia e até da Cidade de Igarapé-Açu.

Muitas histórias em torno desta figura lendária fazem o folclore do Município. Alguns dizem que o Padre foi embora porque tinha problema com o calor do local que afeta sua saúde. Outros dizem que  o Padre enganou, ficou com o fruto da arrecadação de donativos que vinha da Itália. Porém, tem uma história que precisa ser contada, é a participação do Padre durante a ditadura militar, militantes de esquerda acusavam João Mometi de ser espião dos militares dentro da Igreja.

IMG00193

Estas histórias e muitas outras precisam de esclarecimentos. A Igreja da foto foi construída pelos Franciscanos e, dizem, tem mais de 200 anos, mas está abandonada e se deteriorando.

IMG00194

O Prédio desta foto ainda está em pé, mas sofrendo a ação do tempo. Funcionava ai Biblioteca e assistência as pessoas acometidas da hanseníase. Quem pode ajudar a esclarecer estas histórias?

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB