Professora Venize Rodrigues

Fui ao lançamento de livros da Editora Uepa, também para rever uma amiga a professora Venize Rodrigues. Estava ele lá autografando seu livro. Quando me aproximei, ficou surpresa com  minha presença, notei. Indagou-me sobre a necessidade de escrever a história do PT e da CUT, concordei imediatamente, mas quem sou eu para concordar com a Mestra Venize.

Venize foi candidata, quase eleita, pelo PT em 1982, portanto, logo no início da vida do PT. Com a propaganda de televisão e de rádio restrita a imagem e o curriculum do candidato, os políticos de esquerda, sem recursos, usavam a pichação para divulgar seu nome e número, mas Venize, achando que aquilo sujava a Cidade, inovou, sua propaganda eleitoral era feita através de painéis, artisticamente trabalhados, lembro perfeitamente de um que ficava na sede da CAJU.

Além de ser fundadora do PT, a Professora Venize participou do nascimento da Associação de Professores do Pará, hoje SINTEP, ajudou a construir a Central Única dos Trabalhadores e foi responsável por recrutar, iniciar ou ajudar muitos políticos paraense. Eu sou, orgulhosamente, um destes. Não vou citar o nome dos outros, pois espero que cada uma assuma a honrar de ter integrado o rol dos pupilos da Professora Venize.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB