Capital suja

Belém, segundo o Fantástico, é a terceira capital mais suja do Brasil. Mesmo não gostando de admitir derrotas para minha Cidade e meu Estado, devo confessar que o Fantástico tem razão.

Rapidamente o debate invadiu o Twitter e logo chegou-se aos culpados: o Prefeito Duciomar Costa e o Secretário de Saúde Sérgio Pimentel. Pronto. Encontrado os culpados, basta puni-los e o problema estará resolvido. Negativo.

O Prefeito Sahid Xerfam, o prefeito mais votado proporcionalmente nos últimos tempos, assumiu de botas para limpar a Cidade, saiu no meio de mandato sem conseguir seu objetivo. Augusto Rezende prosseguiu e nada mudou. Veio Hélio Gueiros, o papudinho, este nada prometeu, apenas dizia que era caminhando que se encontrava o caminho.

O Prefeito Edmilson Rodrigues assumiu uma cidade em baixo de completa sujeira, lixo por toda à parte, passou, ele próprio a perseguir os carros da Terraplena, uma guerra implacável. Como uma só empresa não dava conta, contratou a desconhecida Bauruense, nada resolvido. Chamou então o Sr. Paseto e um grupo de assessores de São Paulo, que atuava lá por Santo André, dai resolveram contratar a EMPARSANCO, lembram?

Edmilson adotou a regra de que a Prefeitura coletava apenas o lixo domiciliar. O entulho, resto de construção, de limpeza de gramado, móveis velhos e outros mais, seria por conta do morador, ficando este responsável por contratar empresas de recolhimento deste tipo de lixo.

Regra feita, passou a vigorar na Cidade, funcionando bem por algum tempo.

Duciomar manteve a mesma norma adotada por Edmilson: Lixo domiciliar é com a Prefeitura e entulho é do morador.

Recentemente, os moradores dispensaram os serviços das empresas especializadas em recolhimento de entulho, por ser este um serviço caro, e passaram a contratar pessoas que, puxando uma carroça, se dispõe a recolher este entulho.

Estas pessoas, e não são poucas, recolhem os entulhos das casas e atiram a beira de canais ou nas esquinas, cobrando um preço bem menor que as empresas especializadas, mas, em compensação, tornaram Belém ainda mais suja.

O que de fato está deixando a Cidade com uma péssima aparência não é o lixo domiciliar de Belém - que não é pouco - pois, segundo o IMAZON,  é  todo recolhido pela Prefeitura.

O Poder Público tem culpa, o Prefeito tem culpa, mas não devemos deixar de responsabilizar o próprio Cidadão, pois afinal é ele quem produz o lixo e o entulho.

Para concluir quero deixar as seguintes sugestões: Como o recolhimento e tratamento do lixo é terceirizado, penso que seria uma boa medida a criação de uma Agência, subordinada a SESAN, responsável pelo problema do lixo.

A Agência fiscalizaria os serviços das contratadas, aplicaria o código de postura, gerenciaria o programa de coleta seletiva, realizaria a educação e orientação da população.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB