Belém rumo aos 400 anos

Dia 12 de janeiro de 1616, navegadores vindo da província do Maranhão, por determinação do Rei de Portugal, liderados por Francisco Caldeira Castelo Branco, chegaram a Belém com a determinação de ocupar a Amazônia e expulsar os franceses e os espanhóis, que se aventuravam por aqui.

Os franceses, vindo pelo litoral, insistiam em construir uma nova França por aqui. Isto contrariava os interesses dos portugueses. Não sei se houve enfrentamento entres as tropas do Rei de Portugal e de França em território paraense. Bragança, por exemplo, se contar sua fundação pelos portugueses é mais nova que Belém, mas se contar pela chegada do franceses Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, fundador de São Luís, será mais velha.

Os portugueses pararam no Igarapé do Piri, ali onde fica as docas do Ver-o-peso, foram recebidos por indígenas, liderados pelo cacique Cabelo de Fogo, mas resolveram ficar na parte alta da futura cidade.Vista aérea Ver-o-peso

Instalaram um pequeno forte, uma capela e ali começaram a construir a Metrópole da Amazônia. Não sei se vindo na mesma ocasião ou logo em seguida, o capitão Pedro Teixeira e seu amigo Bento Coelho criaram o brasão da nova Cidade, em 1616, o mesmo que usamos até hoje, e prosseguiram para explorar a Amazônia toda. A porta de entrada da grande floresta e do grande rio foi Belém do Pará.

Forte do Presépio

Instalados aqui, os portugueses se valeram de três ordens religiosas para manter o território ocupado e em paz com os indígenas. Primeiro vieram os Jesuítas responsáveis pela implantação do primeiro colégio, da primeira igreja, dos primeiros escravos, das primeiras fazendas. Depois vieram os Franciscanos, ordem que melhor se entendiam com os índios. Chegaram também os Carmelitas e os Dominicanos e se embrenharam mato a dentro.

santoalexandre2

Podemos dizer que a fundação de Belém se confunde com a fundação do Pará e da Amazônia. É isso aí. Depois prossigo com o que li e apreendi da nossa história. Até o dia 12, prestarei minha homenagem.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB