Menor de 14 mata dentista

É com muita tristeza que recebo a noticia do assalto que ceifou a vida do odontólogo Nahum, e como mais tristeza tomo conhecimento de que um dos autores é menor de 14 anos. O que está acontecendo com a nossa juventude?

Vejo, em primeiro lugar, o problema familiar, pois é na família que esses jovens deviam aprendem as primeiras lições de cidadania e de respeitos as regras de convivência coletiva. Será que as famílias estão desestruturadas e perderam a capacidade de encaminhar seus membros para uma vida em sociedade?

Muitas vezes tendemos a creditar à pobreza como causa central da desestruturação das famílias e a degradação humana. Mas isto não explica a questão, pois a pobreza, por si só, não pode ser o vetor de tanta violência, de tanta desgraça.

Outras vezes acusamos o Estado pela falha na educação ou pela falta de políticas sociais inclusivas, para, finalmente, encontramos culpado no Governo de Plantão, pela falta de segurança pública.

A oposição que acusa o Governo também pode ser colocada no rol dos culpados, pois se tem a solução para o problema e não apresenta, guardando-a na manga para quando ganhar o Governo aplicar, é tão responsável quanto que está sentado na Cadeira e tem a caneta na mão.

O certo é que precisamos urgentemente, Governo, Oposição e outras pessoas de bem, admitirmos que o problema é grave e nos debruçarmos em busca de soluções. Afinal de contas estamos perdendo a nossa juventude para o crime e comprometendo as futuras gerações.

Arrisco propor um forte programa de semi-internato, com profissionais de educação, da área social, baseado em programa de esporte e cultura. Os espaços deveriam receber os jovens às 7 da manhã e libera-los para o canto familiar às 19 horas, banhado e jantado.

O Programa só funcionará se for encarado como prioridade de Estado, for apoiado por governos e pela sociedade, incluindo as igrejas, não aquelas que têm o dinheiro como Deus. Tiver espaço condigno, profissionais bem remunerados e material de apoio necessário as diversas atividades. Não deve ter caráter ideológico ou propagandístico de qualquer tendência. É uma idéia.

Tenho certeza da urgência de tratarmos desta questão. Enquanto não adotarmos providências, a criminalidade avança, invade lares ceifando vidas e lotando presídios. 

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB