Pará e Belém sem saneamento

O Pará é o segundo pior estado em saneamento, perdendo apenas para o estado do Piauí. O sistema de captação de esgoto de Belém não atinge dez por cento da cidade. Belém não fede mais por causa da maré que lava toda a sujeira e carrega os contaminantes para outras áreas, atingindo outras pessoas. Os paraenses sofrem muito com doenças de veiculação hídrica que poderiam ser evitadas com implantação de adequado sistema de coleta e tratamento dos esgotos e do lixo.

Sanear é limpar. Limpar o que? A sujeira que as pessoas fazem com suas atividades diárias. Quem tem obrigação de sanear é a prefeitura e nós pagamos caro para isso. O ciclo da água é bom exemplo de como o saneamento é importante. A água que usamos em Belém vem do rio Guamá. Depois de captada, passa por um caríssimo sistema de tratamento para ficar limpa e própria para o consumo humano. A água limpa é usada para lavar o corpo, retirando as impurezas do dia; serve para lavar as louças usada para cozinhar;  é própria para limpar os pratos, talheres e demais vasilhas usada para nos alimentar; com a água lavamos a casa, o apartamento, o carro, a garagem...

Usamos a água, lavamos aquilo que nos interessa e depois devolvemos a água contaminada com produtos químicos e a sujeira que lavou.  Esta água contaminada volta para natureza onde faz um grande estrago, contaminando solo, o rio, o lençol freático e tudo por onde passa, ficando imprópria para a vida em geral. Mas não é só a água dessas lavagens que devolvemos contaminadas para a natureza. O xixi e as fezes também saem das nossas casas para contaminar a natureza. E o lixo diário é uma bomba de contaminantes. 

O males que as nossas atividades causam a nós e a natureza podem ser evitados com coleta e tratamento, ou seja, com saneamento adequado, limpando toda a sujeira que produzimos no dia a dia.

No Pará, infelizmente o saneamento não vai ser adotado pelos prefeitos. Nem um município paraenses conseguiu aprovar projeto de saneamento junto ao PAC - Plano de Aceleração de Crescimento, todos estão inadimplentes. Os municípios paraenses, mal administrados ou administrados por prefeitos ladrões, estão devendo e não podem receber dinheiro do governo federal para as obras de saneamento que melhorariam a qualidade de vida das pessoas. Só por isso, nem um prefeito dos 143 municípios paraenses merecem seu voto. Os vereadores também devem ser punidos por nós eleitores, nós os pagamos para fiscalizar os prefeitos e eles não fiscalizaram. A classe política do Pará é a pior classe política do Brasil. 

 

 

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB