Belém abandonada

Todo prefeito deveria ser obrigado andar pela sua cidade pelo menos uma vez por semana, vocês não acham? Assim ele veria alguns dos problemas do cotidiano que afetam a vida das pessoas.

Se a dona de casa não dá uma voltinha pela casa, examinando os quartos, os banheiros, as gavetas, nunca vai saber quando a torneira está vazando, a janela ficou emperrada, as roupas estão precisando de um cheirinho. São providências simples, mas que fazem toda a diferença. É a manutenção diária necessária, se não quebrada tudo.

Sou morador de Nazaré a quatorze anos, nosso bairro não tem representante, os candidatos não vem nos visitar porque aqui não dá para comprar votos. O Distrito de Centro não tem representante, embora aqui tenha cidadão que paga imposto e vota. 

Dilo 0068

 

Todo dia caminho pelas principais vias do bairro onde moro, mas também caminho pelo Umarizal e Batista Campos. Fazendo política em nome da OAB e do PV, ando a cidade toda. 

Como tenho um olharcrítico de quem já foi vereador e secretário municipal, vou vendo as irregularidades, a falta de zelo, as ilegalidades que deixam nossa cidade feia, mal conservada, inapropriada para moradia dos seus habitantes.

São coisas simples, mas que fazem toda a diferença. Sabe estes postes que portam a placa com o nome da rua? Ali na Avenida Nazaré, na esquina da Basílica, o poste com a placa está a uma semana caído, encostado no muro do CAN. Uma semana! Quantos turistas que foram visitar a Basílica viram isto? O prefeito e sua equipe não viu.

As calçadas de Belém não prestam e não servem para quem precisa caminhar. Pior são aquelas com guias para pessoas com deficiência visual. Foram mal feitas e só em poucos trechos de ruas. O cego que acreditar nestas guias estará perdido. Melhor é seguir o instinto do que acreditar neste serviço público de péssima qualidade.

Ar condicionado jogando água na cabeça das pessoas. Quem passa na calçada é obrigado a se desviar dos pingos destas máquinas, colocadas em desobediência ao código de postura.

Caçamba de entulho nas calçadas obrigando o pedestre ir para o meio da rua. Qualquer empresa que faz reforma, coloca o container na calçada e fica por isso mesmo. Mas não é só. Bares usam as calçadas com extensão do seu estabelecimento comercial.

Arborização capenga e mal cuidada. Quem anda sabe que uma via arborizada é menos quente que outra sem árvore, mas não cuidam das que já estão plantadas e não plantam novas.

Lixo por todo canto. Sabe aquela casa que ninguém cuida? Que pela manhã os moradores não varrem, não limpam, não espanam? Assim é Belém. Nas sarjetas você encontra no mês de maio resto do círio de outubro do ano anterior. Eles só limpam os lugares onde a imprensa passa. O resto...

Posto de Gasolina joga seus restos diretamente no esgoto da cidade. Na esquina da Gentil tem um lava carros que entope os bueiros de óleo e graxa das lavagens e fica por isso mesmo. 

O visual da cidade é feio com as placas de gosto duvidoso colocadas em prédios históricos. Por falar em prédios históricos, os nossos estão mal conservados que da dó. O Cemitério da Soledade é um exemplo de descaso, mas tem casarões antigos, com aqueles que testemunharam a presença de Dona Dalila Ohana, proíbida pelo Bispo de acompanhar o féretro do seu amado Magalhães Barata, que hoje estão servindo de vaso para ervas de passarinho.

Vocês devem ter mais exemplo, por mim chega. Ou como diz a Perereca da Vizinha, fui...

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB