Transporte público de qualidade, um sonho para Belém

Dois itens são importantes para garantir uma vida com qualidade para quem mora em cidades, boa moradia e a mobilidade. Em Belém, pelo menos a mobilidade está seriamente comprometida. Os ônibus (vou falar melhor sobre este assunto em outro post) são sujos, caros, quebram constantemente, são impontuais e fazem rotas muito longas, dificultando a vida de todos. O transporte público não estão integrado a nada. Rotas e estacionamento para bicicletas não existem. Apesar de estarmos cercados por rios, não utilizamos os transportes aquaviários. Belém, de fato, não tem um sistema de transporte público de qualidade (e vai demorar a ter).

Estamos longe dos avanços que outras cidades já experimentam em seus sistemas de transportes públicos a muito tempo. ônibus pontuais e barato, trens, veiculos leves rápidos, metrôs, tudo integrados a bicicletas e a outros meios de transportes.

Lendo, hoje, artigo do professor doutorando Helder Aranha informando que o avançadíssimo urbanista, Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, acaba de apresentar mais uma proposta de transporte inovadora, fiquei com a sensação de morar em uma cidade sub-desenvolvida.

Compartilho com você a brilhante coluna do Professor Aranha (para ler, clique na imagem):

Artigo de Helder Aranha foto

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB